Foco

Postos de São Paulo vacinam crianças e adolescentes contra HPV e meningite

Vacina pode ser tomada nas Unidades Básicas de Saúde da Capital

Vacina contra HPV pode reduzir em até 87% casos de câncer de colo de útero (iStock/Getty Images)

A partir desta segunda-feira (19), os postos de saúde da cidade de São Paulo estarão vacinando meninos de 9 e 10 anos contra o vírus HPV (papilomavírus humano) e também os adolescentes entre 13 a 14 anos contra a meningite.

ANÚNCIO

A vacina contra o HPV previne os cânceres mais comuns causados pelo vírus, como de colo de útero, vulva, vagina, ânus, pênis, boca e garganta, além de reduzir a ocorrência de condilomas (verrugas digitais). Inicialmente, a vacinação contra HPV estava restrito a meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos.

Já a vacinação contra o meningococo ACWY, que combate quatro bactérias causadoras de meningite era aplicada anteriormente somente em meninos de 11 e 12 anos. Embora seja rara, a meningite leva cerca de 25% dos pacientes à morte e os que sobrevivem ficam com seqüelas como surdez, convulsões e até perdas de membros.

LEIA TAMBÉM: Vítima diz que Leandro Lehart a humilhou por ser negra após estupro: “Ato grotesco e escatológico”

As duas vacinas podem ser tomadas em qualquer dia da semana nas Unidades Básicas de Saúde da cidade de São Paulo, nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas aos sábados e em parques e na avenida Paulista aos domingos.

“Ambas as vacinas são seguras e eficazes. A HPV deve ser aplicada idealmente o mais cedo possível para uma produção maior de anticorpos que protegerão, aqueles que tomarem, de cânceres que poderiam ocorrer futuramente. A contra os meningococos tem o potencial de eliminar bactérias da garganta dos jovens e impedir a ocorrência da doença neles, bem como reduzir a chance de surtos de meningites em sua comunidade”, ressalta Melissa Palmieri, médica da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

Pode interessar também:

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias