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Autorizada construção de novo túnel de passageiros entre estações Consolação e Paulista do Metrô

Obras tiveram início na terça e devem ser entreguem em 36 meses; investimento é de R$ 60,9 milhões

Entrega deve ocorrer em 36 meses
Metrô inicia a construção do novo túnel de passageiros de 90 metros entre as estações Consolação (Linha Verde) e Paulista (Linha Amarela) (Divulgação/Metrô)

Foram iniciadas na terça-feira (29) as obras de construção de um novo túnel de passageiros entre as estações Consolação, na Linha 2-Verde, e Paulista, na Linha 4-Amarela, do Metrô de São Paulo. O anúncio desse trecho ocorreu em 2017, mas só agora os trabalhos foram autorizados pelo governo estadual.

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De acordo com o Metrô, serão investidos cerca de R$ 60,9 milhões para a construção do túnel, que terá 90 metros de extensão. A estimativa é que a passagem beneficiará cerca de 18 mil passageiros por hora entre as duas linhas.

Com a autorização, será emitida a primeira ordem de serviço para o Consórcio Conexão Paulista/Consolação iniciar os preparativos da escavação e obra, além da montagem do canteiro, que inclui o remanejamento de redes de infraestrutura que passam pela região e planejamento dos desvios de tráfego junto à Companhia de Trânsito.

A conclusão do túnel deve ser feita em até 36 meses. Também será feito um acesso pela Bela Cintra, que terá investimento de R$ 2,5 milhões para obra, que deve ser concluída em três meses.

Benefícios

Segundo o Metrô, o principal benefício do novo túnel será a distribuição do fluxo de passageiros, proporcionando às pessoas uma conexão com mais espaço para circulação. A ideia é que ele seja utilizado para as pessoas que seguem da estação Consolação para a Paulista. Isso vai liberar a atual ligação para ser usada apenas para quem segue no sentido oposto.

A nova ligação ficará ao fim do túnel onde está a esteira rolante, pouco antes das escadas rolantes que se aproximam da estação Paulista. O passageiro proveniente da estação Consolação com destino a estação da Linha 4-Amarela, vai seguir pelo túnel da esteira rolante e ao fim virar à direita no novo túnel para chegar à região do acesso Belas Artes da estação Paulista, já próximo ao mezanino que leva às plataformas.

Serão cerca de 90 metros de extensão do novo túnel com profundidade que vai variar entre 20 e 25 metros, pois ele terá uma leve inclinação. Serão 7,5 metros de largura por 5,5 metros de altura. A estrutura também vai contar com equipamentos de ventilação e sensores para a contagem de passageiros que fazem a transferência.

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A construção será feita pelo método NATM, que é o método austríaco, onde chega-se à profundidade desejada e depois inicia-se a escavação horizontal até o ponto de destino. Essa escavação inicial deve ser feita por um poço em um canteiro que será montado na calçada da Avenida Paulista, entre as ruas da Consolação e Bela Cintra. Ao fim da obra, esse poço será utilizado para exaustão e ventilação do novo túnel.

Acesso à Bela Cintra

A nova entrada da estação Paulista será construída pelo Metrô e dará acesso à Rua Bela Cintra, ajudando na melhor distribuição do fluxo de passageiros, com mais uma alternativa para chegar e sair da estação. Esse acesso deverá levar os passageiros ao edifício de acesso da Rua da Consolação, onde já estão as escadas rolantes, escadas fixas e elevador.

Para construir esse acesso, foi desapropriada parte de uma passagem aberta de um edifício. A área de fundo do atual acesso da Rua da Consolação será aberta e conectada a essa área desapropriada, onde o Metrô vai construir a passagem de 50 metros de extensão com largura variável entre 4,5 e 2,5 metros, dependendo do ponto. Também haverá acessibilidade, iluminação e comunicação visual.

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