Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, marcou mais 1,2 mil gols ao longo de sua carreira. Não à toa, foi considerado o “Rei do Futebol”.
O canal Futebol Nacional, no YouTube, montou o top 100 de gols do craque. As imagens são verdadeiras relíquias e um presente para quem admira a trajetória do ídolo. Assista aqui:
Já o canal Sports 360 elencou os 10 gols mais incríveis de Pelé. Confira:
A carreira de Pelé
Pelé começou a carreira no infanto-juvenil do Bauru Atlético Clube, no interior de São Paulo, após ser descoberto pelo ex-jogador Waldemar de Brito. Ele defendeu a equipe por dois anos, quando conquistou o bicampeonato em 1954 e 1955.
Em julho de 1956, Waldemar apresentou Pelé ao Santos, time que marcaria a sua vida. Durante um jogo treino, o menino já mostrou a que veio e fez quatro gols, despertando a atenção do clube.
Um mês depois de chegar ao Santos ele já estreou na equipe principal, durante um amistoso contra o Corinthians de Santo André, em setembro de 1956. Na ocasião, marcou um gol. Na contagem de 1.000 gols da carreira, este foi o primeiro oficializado.
O “Rei do Futebol” atuou durante quase toda sua carreira no Santos, entre 1956 a 1974. Nesse período, levou o clube a conquistar dez títulos estaduais e seis campeonatos nacionais, além de duas Copas Libertadores e dois Mundiais de Clubes.
Pelé jogou também nos Estados Unidos, no New York Cosmos, entre 1975 e 1977.
Sua passagem pela Seleção Brasileira merece, claro, atenção especial. Sua estreia foi no dia 7 de julho de 1957, com apenas 16 anos. O primeiro jogo, na Copa Rocca, foi contra a Argentina, no Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro.
A marca de camisa 10 veio em 1958, na Copa do Mundo na Suécia. Nos dois primeiros jogos ele ficou na reserva, só vindo a jogar na terceira partida, contra a União Soviética.
No jogo final contra a França, Pelé marcou dois gols quando o Brasil foi campeão mundial vencendo a Suécia por 5 a 2. Pelé tornou-se o jogador mais jovem a conquistar uma Copa do Mundo.
Em 1962, Pelé já era considerado o melhor jogador do mundo, quando participou da Copa do Mundo no Chile. Na primeira partida contra o México, ele foi fundamental na vitória por 2 a 0.
Na Copa do Mundo de 1966 na Inglaterra, o Brasil disputou apenas três partidas e voltou para casa. Já no tornei de 1970, no México, Pelé marcou quatro gols e protagonizou alguns dos lances mais bonitos da história do futebol.
LEIA TAMBÉM: