Na ausência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), representantes do povo brasileiro foram os responsável por entregar a faixa ao agora presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
ANÚNCIO
Entre eles havia um professor, um metalúrgico, uma cozinheira, um artesão, um influenciador com paralisia cerebral e uma criança.
Veja quem é cada um deles:
- Aline Sousa, catadora
Alina é catadora desde os 14 anos. Integrou o Movimento Nacional de Catadoras e é beneficiária do programa Minha Casa, Minha Vida. Aos 33 anos, é a atual presidente da Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do DF (Distrito Federal) e Entorno e responsável pela Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores. Mãe de sete filhos, foi ela quem passou a faixa presidencial diretamente a Lula.
- Francisco Filho, estudante
Francisco tem 10 anos de idade, é campeão de natação e morador de Itaquera, na periferia de São Paulo. É filho de uma assistente social e de um advogado.
- Cacique Raoni Metuktire, líder indígena
O cacique Raoni Metuktire tem 90 anos e é defensor da pauta do Meio Ambiente e da preservação da Amazônia. É líder do povo Kayapó e reconhecido não só no Brasil como no mundo.
- Weslley Viesba Rodrigues Rocha, metalúrgico
Weslley é metalúrgico do Grande ABC, berço político de Lula. Nasceu em Diadema e aos 36 anos é pai de dois filhos. Formou-se em Educação Física por meio do Fies (Financiamento Estudantil) e também atua como DJ em um grupo de rap chamado “Falange”.
ANÚNCIO
- Murilo de Quadros Jesus, professor
Murilo, de 28 anos, é professor formado em Letras, em Português e Inglês, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Já trabalhou na Universidad de La Sabana, na Colômbia, e foi bolsista do programa Fulbright como professor de português na Bluefield College, nos Estados Unidos.
- Jucimara Fausto dos Santos, cozinheira
Jucimara é cozinheira e participou por 10 meses da vigília Lula Livre, em Curitiba. Atualmente, trabalha na Associação dos Funcionários da Universidade Estadual do Maringá e faz pães para doação.
- Ivan Baron, influenciador anticapacitista
Ivan Baron é uma pessoa com deficiência. Foi diagnosticado com meningite viral aos 3 anos de idade, e a doença o causou paralisia cerebral. É um influenciador digital do Rio Grande do Norte que luta na causa anticapacitista.
- Flávio Pereira, artesão
Nascido em Pinhalão, no Norte Pioneiro do Paraná, Flávio Pereiro, de 50 anos, é artesão, esteve na vigília Lula Livre e ajudou a equipe com atividades do cotidiano durante o período de prisão do presidente.
LEIA TAMBÉM: