Foco

Prefeito de SP anuncia construção de ginásio para homenagear Pelé; corpo do Rei será enterrado hoje

Ricardo Nunes diz que complexo terá capacidade para atender 12 mil pessoas, em Moema, na Zona Sul

Pelé
Pelé receberá uma série de homenagens na capital paulista, prometeu o prefeito Ricardo Nunes

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), esteve no velório de Edson Arantes de Nascimento, o Pelé, na Vila Belmiro, em Santos, litoral paulista, na segunda-feira (2), quando anunciou algumas homenagens ao Rei do Futebol. Entre elas está a construção de um ginásio multiuso em Moema, na Zona Sul da capital paulista, que levará o nome do ex-atleta, além de mudança no “Programa Bolsa Atleta”, que passará a ser chamado de “Bolsa Atleta Pelé”.

ANÚNCIO

“A gente poder fazer com que a cidade de São Paulo, nosso país e o mundo sempre lembrem positivamente do nosso eterno rei Pelé. Nós vamos inclusive construir um ginásio ali onde hoje é o Ibirapuera, onde a gente tem a pista de ciclismo, será o ginásio Rei Pelé”, afirmou Nunes.

Conforme o anúncio do prefeito, o ginásio que será construído terá capacidade para atender 12 mil pessoas. Ele destacou que a cidade de São Paulo já tem um Centro Esportivo na Lapa, na Zona Oeste, que leva o nome do Rei do Futebol. Mas disse que prepara essa nova homenagem.

“Já temos um equipamento denominado ‘Pelezão’ e vamos começar a obra de um ginásio multiuso no Parque das Bicicletas, na região do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, que irá se chamar ‘Ginásio Pelé’ ainda neste ano”, prometeu o prefeito.

Ele também disse que o “Bolsa Atleta”, que é um programa que ajuda financeiramente os jovens atletas de alto rendimento entre 14 e 21 anos de modalidades presentes nos Jogos Pan-americanos, Jogos Olímpicos ou Paralímpicos ou Parapan-americanos, também passará a ter o nome de Pelé.

“A gente vai ter um Bolsa Atleta específico, o Bolsa Atleta Pelé, para ampliar essas ações, para que as crianças possam desenvolver os seus esportes nos campos, principalmente na periferia de São Paulo”, afirmou o prefeito.

Enterro será hoje
Corpo de Pelé é velado na Vila Belmiro, em Santos, SP (Reprodução/Twitter)

Velório e enterro de Pelé

O velório de Pelé é realizado desde a manhã de segunda-feira na Vila Belmiro, em Santos. A cerimônia é aberta ao público e milhares de pessoas, entre populares, famosos e autoridades, já passaram pelo local para se despedir do ex-jogador.

ANÚNCIO

O velório no estádio foi um pedido feito pelo próprio Pelé à família. Nos últimos dias, o time do Santos já havia montado uma estrutura no gramado para sediar o adeus ao ídolo nacional.

Às 10h desta terça-feira (3), o corpo será levado em um cortejo com destino ao Memorial Necrópole Ecumênica, onde será realizado o sepultamento reservado aos familiares. O trajeto inclui o Canal 6, onde mora a mãe do Rei do Futebol, dona Celeste.

A morte

Pelé morreu aos 82 anos na tarde de quinta-feira (29). Ele estava internado desde novembro no Hospital Israelita Albert Einsten para tratar de uma infecção respiratória após contrair covid-19 e também para reavaliação do tratamento que fazia contra um câncer no cólon.

Na reavaliação, os médicos constataram que a doença tinha evoluído e que a quimioterapia não estava mais fazendo efeito.

O ex-atleta vinha fazendo sessões de quimioterapia desde 2021, quando foi detectada a doença, mas no início de 2022 os médicos descobriram metástases no fígado, pulmão e intestino.

Em nota, o hospital confirmou a causa da morte de Pelé. “O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no dia de hoje, 29 de dezembro de 2022, às 15h27, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia. O Hospital Israelita Albert Einstein se solidariza com a família e todos que sofrem com a perda do nosso querido Rei do Futebol.”

LEIA TAMBÉM:

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias