Mais de 1,2 mil pessoas morreram e 5 mil ficaram feridas após um terremoto de 7,8 pontos na escala Richter atingir a região central da Turquia e o noroeste da Síria na manhã desta segunda-feira. Milhares de pessoas estão desaparecidas.
ANÚNCIO
Segundo as autoridades, prédios inteiros desabaram e em algumas cidades a destruição é total.
De acordo com o último balanço, 912 mortes já foram confirmadas na Turquia, enquanto que na Síria foram 326 mortos. O número de feridos já passa da casa dos 5 mil.
O epicentro do tremor foi a 10 quilômetros de profundidade no povoado de Kahramanmaras, na região sudoeste da Turquia, próximo da fronteira com a Síria.O tremor foi sentido também em outros países, como Israel e Líbano.
Esse é considerado o terremoto mais forte na região desde 1939. Testemunhas dizem que o tremor durou vários minutos.
Equipes de resgate vasculham os escombros em busca de sobreviventes. As ruas foram tomadas por pessoas, que preferiram enfrentar a neve do inverno rigoroso a ficarem dentro de suas casas, com medo de novos tremores.
O governo turco declarou alerta 4 de emergência nacional e pediu ajuda à comunidade internacional. Mais de 45 países já anunciaram que enviarão ajuda humanitária para a região.