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Por que funcionários do Outback tinham que se ajoelhar? Prática foi denunciada ao MPT

Vídeo de cliente indignada viralizou

Outback extinguiu prática de funcionário se ajoelhar após queixa ao MP
Outback extinguiu prática de funcionário se ajoelhar após queixa ao MP (Outback/Divulgação)

Funcionários da rede de restaurantes Outback estariam sendo obrigados a atender clientes de joelhos. Após uma queixa ao MPT-MA (Ministério Público do Trabalho do Maranhão) sobre a prática, a empresa disse que a extinguiu.

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O caso veio à tona após uma cliente fazer uma denúncia nas redes sociais. A advogada Beatriz Salgado disse que ao ser atendida na unidade de São Luís os funcionários se mantinham de joelho e ela questionou o motivo.

“A mulher veio me atender e aí, do nada, ela abaixa. Não percebi de primeiro momento. Aí, logo depois, vem outro funcionário me atender e ajoelha de novo. E nessa hora eu perguntei ‘moça, por que você está de joelho?’, ela me respondeu que era ‘tradição’ do Outback”, relatou.

A advogada disse ainda que chegou a pedir para a funcionária ficasse de pé, mas a mulher respondeu que não poderia, já que se tratava de norma da empresa.

Assista ao vídeo, que viralizou:

Após a repercussão, o caso foi denunciado ao MPT, que informou que o caso vai ser investigado.

O que diz o Outback

O Outback Brasil informou que a prática era opcional e que jamais obrigou nenhum funcionário a se ajoelhar durante os atendimentos. De qualquer forma, a prática foi extinta.

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Veja nota na íntegra:

“Nós, do Outback Steakhouse, afirmamos veementemente que nunca obrigamos que nossos colaboradores ficassem de joelhos no atendimento aos nossos clientes. A prática de o atendente olhar os clientes na altura dos olhos abaixando-se ou sentando-se junto deles à mesa sempre foi uma ação opcional que ficou muito conhecida no passado como uma frente de receptividade durante o atendimento. O Outback é reconhecido pela proximidade e casualidade e entendemos que a evolução cultural é positiva, por isso, informamos que o processo que atualmente é opcional, passa a ser extinto em todas as nossas 141 unidades pelo Brasil.

Todos os restaurantes serão orientados a não utilizá-la mais. A recém-inaugurada unidade do Outback em São Luís do Maranhão também receberá a orientação em relação ao procedimento operacional. Aproveitamos para reforçar que continuamos a oferecer sempre uma boa e calorosa recepção aos nossos clientes, e reforçamos também que estamos pautados pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e os nossos restaurantes estão em plena conformidade com as normas de segurança do trabalho e segurança ocupacional, o que garante um ambiente seguro e sem risco às nossas pessoas. Temos compromisso e seriedade na relação com nossos colaboradores e clientes, e reiteramos que esse é um dos pilares inegociáveis da nossa atuação.”

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