O Metrô de São Paulo acionou o plano de contingência e algumas estações começaram a funcionar parcialmente pouco antes das 7h desta sexta-feira (24). O Sindicato dos Metroviários decidiu na noite de ontem (23) manter a greve da categoria.
Confira a situação das linhas afetadas hoje:
- Linha 1- Azul: funciona de Ana Rosa a Luz
- Linha 2- Verde: funciona de Alto do Ipiranga a Clínicas
- Linha 3-Vermelha: funciona de Santa Cecília a Bresser- Mooca
- A Linha 15- Prata: permanece fechada.
O plano visa amenizar os impactos da paralisação, que entrou em seu segundo dia.
O rodízio de veículos permanece suspenso. O governo e a Prefeitura de São Paulo deram ponto facultativo aos servidores públicos.
Reivindicações
A categoria deflagrou greve na quinta-feira para reivindicar o pagamento de direitos, o fim das terceirizações e a abertura de concurso público devido ao quadro defasado de funcionários, informou o Sindicato dos Metroviários.
Na quarta-feira (22), o sindicato esteve com representantes da empresa em uma reunião de conciliação mediada pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho) de São Paulo, mas não houve acordo.
Em nota, o Metrô tinha dito que não havia justificativa para que o Sindicato dos Metroviários declarasse greve “reivindicando o que já vem sendo cumprido pela empresa” e que a realidade econômica da companhia não possibilitava o pagamento de abono salarial neste momento.