Foco

Termina greve do Metrô em São Paulo; veja proposta aceita pela categoria

Decisão foi anunciada às 9h40; ainda não há previsão sobre o retorno total da operação das quatro linhas afetadas

Metrô de São Paulo encerra greve (Rovena Rosa/Agência Brasil)

A greve do Metrô de São Paulo chegou ao fim na manhã desta sexta-feira (24) após metroviários aprovarem a proposta feita pelo governo para o pagamento do abono salarial.

ANÚNCIO

A decisão foi anunciada às 9h40. Os trabalhadores vão voltar a seus postos, mas ainda não há previsão sobre o retorno total da operação das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelh e 15-Prata.

Durante assembleia, os dirigentes criticaram a oferta do governo, mas defenderam o encerramento da greve para que ela não avançasse para o final de semana.

“Embora a proposta seja ruim, seja muito pouco, a gente acha importante aceitar essa proposta e sair da greve por cima. Porque não existe condições da gente continuar a greve no final de semana”, defendeu Camila Lisboa, presidente do Sindicato dos Metroviários, segundo o “G1″.

O governo ofereceu o pagamento em abril de abono salarial no valor de R$ 2 mil e a instituição de Programa de Participação nos Resultados de 2023, a ser pago no ano que vem. Também se comprometeu a não descontar os dias de greve e não aplicar punições.

Plano de contingência

O Metrô acionou o plano de contingência e algumas estações começaram a funcionar parcialmente pouco antes das 7h desta sexta-feira.

A situação das linhas afetadas era a seguinte:

ANÚNCIO

  • Linha 1- Azul: funciona de Ana Rosa a Luz
  • Linha 2- Verde: funciona de Alto do Ipiranga a Clínicas
  • Linha 3-Vermelha: funciona de Santa Cecília a Bresser- Mooca
  • A Linha 15- Prata: permanece fechada.

O rodízio de veículos foi suspenso. O governo e a Prefeitura de São Paulo deram ponto facultativo aos servidores públicos.

LEIA TAMBÉM:

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias