Moradores de cidades de São Paulo e Minas Gerais registraram a passagem de um meteoro na noite de segunda-feira (19). Vídeos que circulam nas redes sociais mostram quando a luz intensa corta o céu nas proximidades da divisa entre os estados (assista abaixo). Especialistas acreditam que o objeto se tratava de lixo espacial.
ANÚNCIO
O meteoro pôde ser visto em cidades como Mococa, no interior paulista, e Barbacena, Belo Horizonte, Pouso Alegre, Varginha e São Lourenço, em Minas Gerais.
Conforme a Rede Brasileira de Observação de Meteoros, o objeto luminoso entrou na atmosfera às 18h37. Em algumas cidades, ele pôde ser visto em uma trajetória de mais de 10 segundos.
O astrônomo e coordenador do observatório Pico dos Dias em Brazópolis, Saulo Gargaglioni, disse ao site G1 que, por causa da trajetória, altura em que o objeto foi visto e velocidade, possivelmente se trata de lixo espacial, que é qualquer objeto feito e enviado pelo homem ao espaço.
Marcelo de Cicco, astrônomo do Observatório Nacional e do Exoss Citizen Science, confirmou a mesma suspeita ao site UOL. “Foi muito possivelmente a reentrada de lixo espacial, gerando um bólido. O registro mais oficial que temos foi feito pelo Observatório do Pico do Dias, do Laboratório Nacional de Astrofísica do MCT”, disse ele.
Veja mais imagens:
LEIA TAMBÉM: