Foco

Apagão atinge vários estados e o DF; assunto toma conta das redes sociais

Queda de energia foi registrada a partir das 8h30 de hoje; causas da interrupção no fornecimento ainda são desconhecidas

Um apagão afetou cidades de pelo menos 25 estados e do Distrito Federal na manhã desta terça-feira (15). Há relatos de interrupção do fornecimento de energia em praticamente todo o país, com exceção de Roraima. Em São Paulo, o problema afetou a circulação dos trens na Linha 15-Prata do Metrô. O caso gerou grande repercussão nas redes sociais (veja mais abaixo).

Dados em tempo real do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apontaram que houve uma queda abrupta na carga e geração de energia entre 8h30 e 8h44. No entanto, a estabilidade começou a ser registrada a partir das 9h.

Entre as cidades com relatos de queda de energia estão Aracaju, Palmas, São Paulo, Recife, Teresina, Florianópolis, Porto Seguro, Porto Alegre, Manaus, Salvador, Belém e Curitiba.

Publicidad

Em Maceió, a Equatorial Alagoas informou que a falta de energia foi nacional, pois houve uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN) que afetou vários estados” e que o serviço “já está sendo normalizado”.

Já na Bahia, a Neoenergia afirmou que o problema afetou o suprimento de energia em diversos estados brasileiros.

Em nota, o Ministério de Minas e Energia informou que “está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível” e criou “uma sala de situação” para acompanhar o caso e determinou a apuração do incidente.

Já o ONS confirmou “uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados”.

Segundo o órgão, a interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

Repercussão na web

O termo “apagão” está entre os termos mais comentados no X (Twitter) nesta manhã. Muitos internautas divulgam memes sobre a situação. Confira alguns abaixo:

Publicidad
Publicidad
Publicidad
Publicidad
Publicidad

LEIA TAMBÉM:

Siga-nos no:Google News

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias