O sistema de baixa pressão que se desloca sobre o território do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira trouxe tempestade com muita chuva, vento e queda de granizo em várias cidades do estado, deixando centenas de desabrigados e pelo menos quatro pessoas mortas.
ANÚNCIO
Três pessoas morreram afogadas quando seus carros foram arrastados pela correnteza, em Mato Castelhano e Ibirajaras. Em Passo Fundo um homem levou um choque durante o temporal dentro de sua casa, foi levado ao hospital, mas morreu ao dar entrada. As mortes ocorreram nas cidades mais ao norte do estado, as mais afetadas pela tempestade.
O temporal ocorreu em função de um sistema de baixa pressão que se desloca para o litoral e que, segundo a Climatempo, nas próximas horas vai se transformar em um ciclone extratropical, trazendo ainda mais chuva para o sul do país.
De acordo com a defesa civil do estado, há muitos pontos de alagamento em todo estado e dezenas de casas e galpões tiveram seus telhados arrancados pela força do vento ou ficaram esburacados pelas pedras de granizo.
O ciclone que atravessa o estado vem acompanhado de uma frente fria, que nos próximos dias deve derrubar a temperatura nos estados do sul e sudeste do país, incluindo São Paulo.
Nesta terça-feira, a Grande São Paulo já começa a acusar queda de temperatura e há previsão de chuva de fraca a moderada em várias regiões do estado.
Na quarta-feira todas as cidades da Região Metropolitana de São Paulo têm o dia fechado com chuva constante, além do litoral.