Vídeos que circulam nas redes sociais mostram um grupo embarcando e já dentro da aeronave que caiu durante o pouso em Barcelos, no Amazonas, no sábado (16), matando 14 pessoas. Além de 12 turistas que seguiam para a prática de pesca esportiva no Rio Negro, morreram também o piloto e copiloto (veja os nomes das vítimas mais abaixo). As causas do acidente ainda são investigadas.
🎥 Vítimas de queda de avião no AM viajavam para pesca esportiva @meionorte https://t.co/vVmDH73Kb2 pic.twitter.com/KkhMtwBEFb
— Meio Norte (@meionorte) September 17, 2023
Momentos antes da queda do avião que seguia para Barcelos/Am
— RoziSNews (@RoziSNews) September 17, 2023
Que triste 😞 pic.twitter.com/SXBb6rGx3q
De acordo com a Defesa Civil do Amazonas, chovia muito quando a aeronave tentou realizar o pouso. Porém, não conseguiu parar na pista. ”Devido às péssimas condições climáticas, duas aeronaves retornaram para Manaus e o piloto do avião decidiu tentar o pouso”, informou o órgão.
O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinícius Almeida, afirmou que os relatos de testemunhas apontaram que o avião tocou o solo já na metade da área destinada para o pouso. “Avião não teve pista suficiente para frear”, destacou.
O avião, um Embraer EMB-110 “Bandeirante”, tinha capacidade para levar até 18 passageiros. Ele pertence a empresa Manaus Aerotáxi e decolou de Manaus com destino a Barcelos. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a situação da aeronave era “regular”.
Vídeos mostram avião logo após queda em Barcelos (AM) pic.twitter.com/wipcSMCjEF
— RaniNews (@raniellebsb) September 16, 2023
Em nota, a Manaus Aerotáxi informou que “aeronave e tripulação envolvida no sinistro atendiam a todas as exigências da autoridade de aviação civil”.
“Estamos comprometidos em esclarecer todos os detalhes relacionados a este acidente. Contamos com o respeito à privacidade dos envolvidos neste momento difícil e estaremos disponíveis para prestar todas as informações necessárias e atualizações à medida que a investigação avançar. Nossos pensamentos e orações estão com todos os afetados por este trágico ocorrido”, afirmou a empresa.
Já a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que foi acionada para investigar as causas do acidente. Uma perícia já foi realizada na aeronave.
A cidade de Barcelos, onde ocorreu o acidente, é conhecida pelo ecoturismo e um dos principais destinos para pesca esportiva no país. Esse é o período de alta temporada, que vai de setembro a fevereiro.
Vítimas
Os corpos das vítimas foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Manaus no domingo (17) e ainda aguardam liberação, o que deve ocorrer ao longo desta segunda-feira (18).
Veja abaixo a relação:
Turistas:
- Euri Paulo dos Santos
- Fábio Campos Assis
- Fábio Ribeiro
- Gilcresio Salvador Medeiros
- Guilherme Boaventura Rabelo
- Hamilton Alves Reis
- Heudes Freitas
- Luiz Carlos Cavalcante Garcia
- Marcos de Castro Zica
- Renato Souza Assis
- Roland Montenegro Costa
- Witter Ferreira de Faria
Tripulação
- Leandro Souza - piloto
- Fernando Galvão - copiloto