Além de São Paulo e outros oito estados que estão na lista dos locais onde o calor deve bater recordes neste final de semana, a lista foi ampliada pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que estendeu o alerta vermelho para um total de 11 estados e o Distrito Federal.
ANÚNCIO
O alerta vermelho significa “grande perigo” e, segundo o Inmet, é usado quando há previsão de um fenômeno meteorológico que pode causar grandes danos ou colocar em risco a vida das pessoas.
A massa de ar quente predomina em quase todo o país desde segunda-feira, mas deve ter seu ápice neste final de semana, quando são previstas temperaturas de até 43º C em algumas regiões. O alerta vermelho vale até o final da tarde de terça-feira.
O alerta foi emitido para os seguintes estados:
- Bahia
- Distrito Federal
- Goiás
- Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Pará
- Paraná
- Rio de Janeiro
- São Paulo
- Tocantins
Na Grande São Paulo
Na Grande São Paulo, são esperadas temperaturas de até 38ºC no domingo e é possível que a cidade bata o recorde histórico de temperatura, que é de 37,8ºC, registrado em 2014 no Mirante de Santana.
As autoridades advertem ainda para a queda drástica da umidade relativa do ar durante esses dias, que pode causar problemas respiratórios, ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz.