A Polícia Civil ainda busca esclarecer as circunstâncias da morte da menina Lana Araújo Lopes, de 8 anos, que foi encontrada dentro de um poço, no Jardim Lucélia, na Zona Sul de São Paulo. Ela foi levada de casa por um vizinho, de 13 anos, que deu várias versões para o caso.
ANÚNCIO
A delegada Ivalda Aleixo, do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), contou ao site G1 que a vítima apresentava sinais de estrangulamento. No entanto, os laudos do Instituto Médico Legal (IML) que vão atestar as causas da morte ainda são aguardados.
Ainda conforme a delegada, a polícia ainda busca saber se a menina foi morta antes de ser jogada no poço, já que seu corpo apresentava sinais de rigidez. Isso levanta a suspeita de que o assassinato possa ter sido cometido alguns dias antes da localização da vítima, no último dia 20.
Lana estava desaparecida desde o último dia 13, quando teria sido levada de casa pelo vizinho. Em depoimento, o garoto deu várias versões sobre o caso, entre elas de que teria vendido a criança para um homem, chamado “Cicatriz”, por R$ 100.
Depois, o garoto disse à polícia que a entregou para um grupo desconhecido, que teria passado pelo bairro de carro. No entanto, a polícia não encontrou nenhum dinheiro com o adolescente.
A mãe contou que ele sofre com problemas psicológicos e faz uso de remédios controlados, porém, ainda não apresentou os laudos médicos que comprovem a condição. Vizinhos relataram que Lana conversava com ele diariamente, por frestas dos muros entre as casas deles.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que as investigações do caso ainda estão em andamento. Uma denúncia anônima apontou onde estava o corpo, que foi achado no último dia 20, ainda com as mesmas roupas do dia do desaparecimento. O poço fica a cerca de 500 metros da casa onde a menina morava.
ANÚNCIO
A mãe de Lana e o avô do adolescente, que não tiveram os nomes revelados, também são investigados no caso.
Sequestro
Um vídeo divulgado pelo “Brasil Urgente”, da TV Bandeirantes, mostrou quando Lana foi levada pelo vizinho (veja abaixo).
Os moradores estão inconformados com o jeito brutal que a menina de Lana foi assassinada. O DHPP assumiu a investigação do caso. #BrasilUrgente #Bandjornalismo pic.twitter.com/tAMpaA7JlQ
— Brasil Urgente (@brasilurgente) September 21, 2023
De acordo com o DHPP, Lana estava em casa com um irmão, de 15 anos. A mãe dela tinha saído para fazer compras em um supermercado no bairro. Em um momento de distração do rapaz, a criança foi para a rua, onde encontrou o vizinho.
Imagens de câmeras de segurança mostraram os dois andando pelas ruas. Cerca de 40 minutos depois, o adolescente voltou para casa, mas já sem a menina. O menor foi identificado e ouvido pela polícia, mas liberado.