O Hamas, grupo extremista que controla a Faixa de Gaza, atacou Israel em várias frentes, no último sábado (7), dando início a um conflito que já deixou mais de 1,2 mil mortos. Inicialmente, civis e soldados israelenses foram sequestrados e assassinados em diversas regiões do país. Em resposta, o governo israelense declarou guerra e bombardeou fortemente a área rival, deixando um enorme rastro de destruição, conforme vídeos que circulam nas redes sociais.
Nesta segunda-feira (9), a tensão continua na região. O governo de Israel informou que restabeleceu o controle das comunidades ao redor da Faixa de Gaza. Para “acabar de vez com a ação violenta do Hamas”, o ministro da defesa israelense, Yoav Galant, ordenou o bloqueio total da área, que deve permanecer “sem eletricidade, sem alimentos e combustível”.
Na noite de domingo (8) para esta segunda-feira, “aviões de combate, helicópteros, aeronaves e artilharia atacaram mais de 500 alvos de terroristas do Hamas e do Jihad”, disse o Exército israelense em um comunicado.
O último balanço aponta a morta de pelo menos 1,2 mil pessoas, sendo 700 em Israel, 493 na Faixa de Gaza e 7 na Cisjordânia. Dezenas de moradores israelenses foram levados como reféns para a Faixa de Gaza, conforme divulgado pela imprensa israelense.
Países de todo o mundo fazem mobilizações para retirar turistas da área, incluindo o Brasil, que disponibilizou aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para o resgate.
Nos últimos dias, sirenes foram ouvidas em várias partes de Israel, incluindo grandes cidades, como Tel Aviv e Jerusalém. Prédios foram completamente derrubados por bombas aéreas que pareciam fogos de artifício, mas na verdade têm um enorme poder de destruição.
Veja alguns vídeos abaixo:
Faixa de Gaza
A Faixa de Gaza é um território que fica entre Israel, Egito e o Mar Mediterrâneo, que conta com 41 quilômetros de extensão e 10 quilômetros de largura. Cerca de 2,3 milhões de pessoas vivem na região.
A área é controlada desde 2007 pelo Hamas, que é um grupo de militares islâmicos da Palestina, considerado como terrorista por países como Israel e Estados Unidos, além da União Europeia e Reino Unido, entre outros.
Apesar de dominada pelo Hamas, a Faixa de Gaza tem seu espaço aéreo e costa marítima controlados por Israel, que também define quais mercadorias podem entrar e sair da região. Por terra, é o Egito quem controla quem pode atravessar a fronteira.
Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que cerca de 80% da população que vive na Faixa de Gaza depende de ajuda internacional para cuidados básicos com alimentação.
LEIA TAMBÉM: