Autoridades de saúde investigam as mortes misteriosas de três crianças em São João del Rei, em Minas Gerais. Além delas, pelo menos mais quatro ficaram internadas com sintomas como febre e dor de garganta nos últimos dias. A suspeita é que possam ter sido infectadas pela bactéria Streptcoccus, que pode causar desde infecção urinária até endocardite. Enquanto os casos são apurados, escolas da cidade e de mais dois municípios vizinhos decidiram suspender as aulas.
ANÚNCIO
De acordo com a Prefeitura de São João del Rei, as mortes das três crianças e as internações das outras quatro, com sintomas semelhantes, estão em investigação pela Secretaria Municipal de Saúde. Os registros ocorreram entre os dias 24 de setembro e 23 de outubro.
A primeira vítima fatal foi um menino de 10 anos, que morreu na Santa Casa Misericórdia, no dia 24 de setembro, com quadro de infecção generalizada. O atestado de óbito apontou infecção por Streptococcus pyogenes, porém não houve a confirmação laboratorial.
Depois disso, no dia 8 de outubro, uma menina de 3 anos, que é natural de São João del Rei, morreu enquanto viajava com a família para o Maranhão. O atestado de óbito apontou insuficiência respiratória aguda, hemorragia pulmonar, infecção não especificada e outros defeitos da coagulação, mas o laudo da necrópsia ainda é aguardado.
Na sequência, no dia 10 de outubro, uma menina de 10 anos morreu na cidade vítima de infecção generalizada. Material foi coletado e enviado para análise na Fundação Ezequiel Dias (Funed). O resultado ainda não foi divulgado.
A prefeitura destacou que a cidade não enfrenta um surto e não havia um vínculo epidemiológico entre as vítimas fatais. Ainda assim, quase 100 crianças também receberam atendimento médico na cidade apresentando febre e dor de garganta. Por isso, é investigado se elas foram contaminadas pela mesma bactéria.
Aulas suspensas
Para evitar novos casos, as aulas foram suspensas em São João del Rei até o próximo dia 5 de novembro, enquanto é realizado um trabalho de desinfecção nas unidades. Mais de quatro mil alunos foram afetados pela medida.
ANÚNCIO
Já em Santa Cruz de Minas, que fica vizinha, a suspensão ocorre por tempo indeterminado. A prefeitura diz que realiza um trabalho de limpeza nas escolas, espaços públicos, praças e parquinhos.
No município de Tiradentes, que fica nas proximidades, as aulas estão suspensas até segunda-feira (30). A administração municipal destacou que também realiza um trabalho de desinfecção.
LEIA TAMBÉM: