Foco

MG: Escolas são fechadas após mortes misteriosas de três crianças; suspeita é de infecção por bactéria

Outras quatro foram internadas após apresentarem sintomas como febre e dor de garganta, em São João del Rei

Autoridades de saúde investigam as mortes misteriosas de três crianças em São João del Rei, em Minas Gerais. Além delas, pelo menos mais quatro ficaram internadas com sintomas como febre e dor de garganta nos últimos dias. A suspeita é que possam ter sido infectadas pela bactéria Streptcoccus, que pode causar desde infecção urinária até endocardite. Enquanto os casos são apurados, escolas da cidade e de mais dois municípios vizinhos decidiram suspender as aulas.

De acordo com a Prefeitura de São João del Rei, as mortes das três crianças e as internações das outras quatro, com sintomas semelhantes, estão em investigação pela Secretaria Municipal de Saúde. Os registros ocorreram entre os dias 24 de setembro e 23 de outubro.

A primeira vítima fatal foi um menino de 10 anos, que morreu na Santa Casa Misericórdia, no dia 24 de setembro, com quadro de infecção generalizada. O atestado de óbito apontou infecção por Streptococcus pyogenes, porém não houve a confirmação laboratorial.

Publicidad

Depois disso, no dia 8 de outubro, uma menina de 3 anos, que é natural de São João del Rei, morreu enquanto viajava com a família para o Maranhão. O atestado de óbito apontou insuficiência respiratória aguda, hemorragia pulmonar, infecção não especificada e outros defeitos da coagulação, mas o laudo da necrópsia ainda é aguardado.

Na sequência, no dia 10 de outubro, uma menina de 10 anos morreu na cidade vítima de infecção generalizada. Material foi coletado e enviado para análise na Fundação Ezequiel Dias (Funed). O resultado ainda não foi divulgado.

A prefeitura destacou que a cidade não enfrenta um surto e não havia um vínculo epidemiológico entre as vítimas fatais. Ainda assim, quase 100 crianças também receberam atendimento médico na cidade apresentando febre e dor de garganta. Por isso, é investigado se elas foram contaminadas pela mesma bactéria.

Aulas suspensas

Para evitar novos casos, as aulas foram suspensas em São João del Rei até o próximo dia 5 de novembro, enquanto é realizado um trabalho de desinfecção nas unidades. Mais de quatro mil alunos foram afetados pela medida.

Já em Santa Cruz de Minas, que fica vizinha, a suspensão ocorre por tempo indeterminado. A prefeitura diz que realiza um trabalho de limpeza nas escolas, espaços públicos, praças e parquinhos.

No município de Tiradentes, que fica nas proximidades, as aulas estão suspensas até segunda-feira (30). A administração municipal destacou que também realiza um trabalho de desinfecção.

LEIA TAMBÉM:

Siga-nos no:Google News

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias