As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. Para facilitar a circulação dos estudantes, o governo estadual e a Prefeitura de São Paulo assinaram decretos estabelecendo a gratuidade no transporte coletivo nessas datas. Assim, passageiros não vão pagar tarifas nos ônibus, trens e metrô.
Conforme publicado pelo Governo de São Paulo no Diário Oficial, na quinta-feira (2), a gratuidade será adotada das 9h às 21h nos ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), assim como nas catracas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Metrô, ViaQuatro e Via Mobilidade.
A Prefeitura de São Paulo também anunciou, no último dia 31, que os ônibus municipais da SPTrans terão tarifa zero, das 9h às 21h, nos dois dias de provas.
Além disso, a administração municipal ressaltou que vai monitorar a operação dos ônibus e que, caso necessário, vai reforçar as linhas que operam nos trajetos que atendem os locais de prova e que normalmente possuem um grande fluxo de passageiros.
Datas e horários das provas
As provas serão aplicadas no próximo domingo (5) e no seguinte, dia 12. É preciso chegar ao local até às 13h (horário de Brasília). O exame começa a ser aplicado às 13h30.
Já a caneta deve ser de tinta preta, com o tubo totalmente transparente. Canetas de outras cores podem te desclassificar.
É recomendado não levar o celular no dia da prova, mas caso seja necessário, o aparelho deve ser desligado e colocado no envelope oferecido pelo fiscal.
Como serão as provas?
No primeiro dia (5), serão aplicadas as seguintes questões:
- 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
- 45 questões de ciências humanas;
- redação.
No segundo dia (12), será a vez das seguintes?:
- 45 questões de matemática;
- 45 questões de ciências da natureza.
LEIA TAMBÉM: