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Falsas promoções e golpes: saiba como não cair em fraudes nas compras online da ‘Black Friday’

Especialista em direito digital alerta consumidores sobre cuidados que devem ser tomados para evitar prejuízos

A “Black Friday” será realizada na próxima sexta-feira (24) e já movimenta os comércios físicos e digitais com várias promoções. São oferecidos diversos descontos “atrativos”, que buscam fisgar a renda extra dos brasileiros no fim do ano, já visando as compras de Natal. No entanto, é preciso ficar alerta para não cair em golpes ou acabar levando um produto “pela metade do dobro”.

Dados da Neotrust, fonte de dados e inteligência sobre o e-commerce, neste ano, o ticket médio gasto na data aumentou para R$ 473. Esse valor representa uma aproximação do maior patamar histórico já registrado (R$ 475 reais no segundo trimestre de 2021), indicando que os consumidores estão dispostos a investir mais em suas compras.

Além do aumento no ticket médio, outra previsão da plataforma é quanto o crescimento do consumo durante a “Black Friday”, com um aumento de 12,6% nas vendas em comparação com o ano anterior.

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Mas antes de sair gastando todas as economias, o advogado Francisco Gomes Júnior, presidente da Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor (ADDP) e especialista em direito digital, elaborou um guia para que os consumidores fujam dos golpistas.

“Resumindo, é importante fazer as compras com os devidos cuidados para evitar ser vítimas de fraudes e, principalmente, que seus dados pessoais sejam indevidamente ‘roubados’. O mundo digital veio para facilitar nossas vidas, mas devemos agir com responsabilidade e atenção”, ressalta Júnior.

Confira abaixo as dicas do especialista:

  • Faça uma lista de prioridades e desejos e estabeleça a verba que tem para gastar. Pensar no que realmente é necessidade, ajuda a não cair em tentações de descontos e comprar algo apenas por impulso.
  • Pesquisar a reputação do local que está anunciando é fundamental. Verificar em sites como Reclame Aqui ou Procon se a empresa existe mesmo, se ela entrega o produto e eventuais reclamações, ajuda a decidir o local da compra.
  • Muitos cibercriminosos aplicam golpes por e-mail, mensagens de SMS ou WhatsApp e até criam falsos sites na internet. As páginas falsas geralmente usam nomes de grandes marcas com cópias quase idênticas dos sites originais e preços muito atrativos. Os endereços falsos têm as URLs (endereços) alteradas com letras diferentes, números e por vezes usam nomes das mascotes das marcas, para enganar o consumidor.
  • Desconfie de promoções exageradas. Produtos vendidos com valores muito baixos, como mais da metade do valor, podem ser ofertas enganosas.
  • Evite sites que oferecem pagamento por transferência bancária, boleto bancário. Sites seguros oferecem diversas formas de fazer a compra, incluindo parcelamentos. Verifique se há um cadeado ao lado da barra de endereço do seu navegador.
  • Não preencha formulários que pedem vários de seus dados pessoais, sem checar a utilidade que será dada ao formulário e sua real necessidade. Não dê consentimento para o uso indiscriminado de seus dados. Leia com atenção avisos nos sites, antes de clicar em “concordo”.
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