Outro fato violento abalou o Equador na tarde desta terça-feira, 9 de janeiro. Homens armados invadiram a sede da TC Televisión, em Guayaquil, e fizeram reféns a equipe jornalística e os funcionários da emissora de televisão.
Uma vez que o alerta foi dado ao vivo pela transmissão do canal, a polícia ativou suas unidades para realizar a intervenção e liberar aqueles que estavam sob a ameaça de um grupo de criminosos.
A Polícia Nacional da Zona 8 de Guayas divulgou como foi realizada a operação para liberar os funcionários.
De acordo com as imagens compartilhadas pelos policiais, é possível ver vários uniformizados das unidades especializadas do Grupo de Intervenção e Resgate (GIR) entrando no estúdio de televisão.
Ao perceberem a baixa possibilidade de enfrentar a polícia, os criminosos baixaram as armas e se renderam aos policiais, conseguindo assim libertar os funcionários da emissora de televisão.
Conforme confirmado pela TC Televisión em uma entrevista com a Teleamazonas, os trabalhadores estão em segurança.
Além disso, o secretário de Comunicação do Governo Nacional, Roberto Izurieta, informou em sua conta do X (anteriormente chamado de Twitter) que o incidente violento não teve maiores consequências.
Os 12 detidos estão sendo processados pela Polícia Nacional da Zona 8 de Guayas, depois de terem sido detidos em flagrante.