A escritora e poetisa Roseana Murray, de 73 anos, foi socorrida em estado grave após ser atacada por três pitbulls enquanto fazia uma caminhada no bairro Gravata, em Saquarema, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, na manhã desta sexta-feira (5). A vítima teria sido arrastada pelos animais por pelo menos 5 metros e sofreu vários ferimentos na cabeça e nos braços.
ANÚNCIO
Roseana foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada de helicóptero para o Centro de Trauma do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo. Segundo a corporação, ela foi atacada pelos animais por volta das 6h, enquanto caminhava pela Avenida Ministro Salgado Filho.
Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), logo ao dar entrada no hospital, ela foi avaliada por um neurocirurgião, cirurgião geral, ortopedista e um cirurgião bucomaxilofacial. Na sequência, foi levada com urgência para o centro cirúrgico. O quadro de saúde é considerado grave.
Amiga de Roseana, a comerciante Sandra Noleto contou ao site G1 que a escritora gosta de caminhar todos os dias bem cedo. Hoje, como de costume, ela estava andando quando foi atacada.
“Eu fui acordada pelos gritos de uma vizinha pedindo ajuda, porque a Roseane estava sendo atacada pelos cachorros. Eram três animais de uma casa que foi invadida há algum tempo. Quando eu vi, eles tinham arrastado ela e estavam comendo o braço dela”, contou Sandra.
A mulher diz que os mesmos cachorros já tinham atacado outras pessoas na região. “Não é a primeira vez que isso acontece. Outros vizinhos já fizeram registros de ocorrência porque os animais morderam pessoas da rua”, ressaltou a amiga.
O caso foi registrado na 124ªDP (Saquarema) como maus-tratos a animais, lesão corporal culposa e omissão na cautela de animais. Além disso, o delegado André Luiz Salvador diz que requisitou perícia para o local do ataque e está em contato com a Secretaria Municipal dos Direitos dos Animais de Saquarema para abrigar os três pitbulls.
ANÚNCIO
Quem é Roseana Murray?
Roseana Murray nasceu em 1950, no Rio de Janeiro, e já escreveu cerca de 100 livros. Ao logo da carreira, ela recebeu prêmios como o da Associação Paulista de Críticos Teatrais (APCA) e da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).
Além disso, em 2002, ganhou, ao lado do ilustrador Roger Melo, o Prêmio da Academia Brasileira de Letras de Literatura Infantojuvenil pelo livro “Jardins”. A obra traz quinze pequenos poemas que representam os mais diversos jardins.