O motorista do ônibus de turismo que tombou deixando nove mortos e 24 feridos na BR-101, no trecho da cidade de Teixeira de Freitas, na Bahia, disse que o acidente ocorreu depois que ele tentou desviar de um carro que fazia uma ultrapassagem irregular. Porém, um vídeo gravado por uma testemunha desmente essa versão (assista as imagens abaixo).
ANÚNCIO
O vídeo foi gravado por um motorista que seguia na BR-101, no mesmo sentido que o motorista de ônibus. Nas imagens, é possível ver que uma van passa pelo condutor, mas sem registro de ultrapassagem. Mais à frente, o ônibus já aparece tombado. Nenhum outro veículo passou por eles nesse trecho.
O delegado Moisés Damasceno, responsável pelas investigações, recebeu as imagens e disse que elas serão anexadas ao inquérito. “Fica bem claro também que, no momento do acidente, o ônibus não vinha passando ou se encontrou com nenhum outro veículo realizando ultrapassagem, como é a versão do motorista”, disse ele ao site G1.
O acidente aconteceu por volta das 4h30 de quinta-feira (11), na altura do Km 885 da BR-101. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ônibus levava 34 pessoas. Destas, oito morreram ainda no local e uma nona no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. O condutor do veículo escapou ileso.
As vítimas fatais foram identificadas. Confira os nomes abaixo:
- Cléa da Conceição Faria
- Conceição Maria dos Santos Rangel
- Glória Regina do Nascimento Cunha
- Irapuã de Azevedo
- Maria José Nicomedes Sinfrônio
- Regina Maura Feitosa
- Valter Nery
- Ronaldo do Espírito Santo de Oliveira
- Doralice da Conceição de Azeredo
Já as demais 24 pessoas que seguiam no veículo ficaram feridas e foram levadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. Pelo menos cinco deles tiveram ferimentos graves e precisaram passar por cirurgias. Não há mais detalhes sobre os estados de saúde.
A PRF também instaurou uma investigação para apurar as circunstâncias do acidente.
ANÚNCIO
Empresa lamenta
O ônibus de turismo pertence a empresa RM Viagens e Turismo e saiu da Penha, no Rio de Janeiro, às 13h de quarta-feira (10). Ele tinha previsão de chegar em Porto Seguro, na Bahia, às 9h desta quinta-feira, mas sofreu o acidente por volta das 4h30.
Procurada, a empresa informou que “as causas do acidente ainda não estão esclarecidas”, mas destacou que se empenha para “prestar todo o suporte necessário aos envolvidos”. A companhia disse que se coloca à disposição “para fornecer qualquer informação para auxiliar no que for preciso para amenizar os impactos do acidente.”
“Expressamos nossos mais sinceros sentimentos aos envolvidos e reiteramos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de nossos clientes em todas as nossas viagens, é nossa prioridade. Que Deus abençoe e conforte a todos”, ressaltou a RM Viagens e Turismo.
Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o ônibus está habilitado para o transporte interestadual de passageiros na modalidade fretamento e também possui Certificado de Segurança Veicular (CSV) e tacógrafo regularizados.
Imagens que circulam nas redes sociais mostraram o rastro de destruição deixado pelo ônibus. Veja abaixo: