Foco

Chuva volta ao Rio Grande do Sul e deve durar vários dias, diz meteorologia

Previsão de mais chuva deixa Defesa Civil do Estado em alerta

Vista aérea de regiões afetadas pelas chuvas
Vista aérea de regiões afetadas pelas chuvas (Reprodução/Twitter)

Meteorologistas alertam para um novo episódio de instabilidade que deve atingir o estado do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, trazendo mais chuva para as cidades já tão castigadas pelas enchentes e, pior, que deve durar pelo menos até segunda-feira, indica a Metsul Meteorologia.

ANÚNCIO

A duração de quatro dias é o fator que mais preocupa os meteorologistas, pois a chuva estendida pode aumentar ainda mais o quadro gravíssimo de inundações nas dezenas de cidades onde equipes de resgate ainda trabalham para retirar sobreviventes.

De acordo com a Metsul, os maiores volumes de chuva estão previstos para o centro do estado, os vales, região de Serra, litoral norte e a Grande Porto Alegre, onde são esperados entre 100 mm e 200 mm, com risco de pancadas torrenciais.

As chuvas começam a diminuir na terça-feira, mas a chegada de uma forte massa de ar frio trará temperaturas de inverno, o que também não ajuda os milhares de desabrigados que perderam tudo nas enchentes e não dispõem de agasalhos.

MORTOS E DESAPARECIDOS

O último boletim divulgado pela Defesa Civil foi emitido ontem, às 18h, e o número de mortes confirmadas pelas chuvas chegava a 107. Cento e trinta e quatro pessoas continuavam desaparecidas até esta quinta-feira.

A quantidade de pessoas desalojadas no Rio Grande do Sul mais que dobrou em 24 horas, passando de mais de 163 mil nessa quarta-feira (8) para 327.105 nesta quinta-feira (9), conforme o último boletim da Defesa Civil estadual.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias