Foco

Alberto Fujimori está hospitalizado, aguardando por uma cirurgia longa e arriscada

O ex-presidente peruano sofreu uma queda e está em cuidados intensivos, de acordo com informações de sua filha

Agencia
Arquivo - ex-presidente peruano Alberto Fujimori AP (Martin Mejia/AP)

O ex-presidente peruano Alberto Fujimori, de 85 anos, está hospitalizado em uma unidade de terapia intensiva, aguardando por uma cirurgia que seria longa e arriscada, após uma queda com impacto no quadril, conforme informado por sua filha Keiko Fujimori na quarta-feira, 26 de junho.

ANÚNCIO

O ex-presidente fraturou o quadril ao cair em seu quarto, de acordo com sua filha, que também afirmou, a partir da clínica de Lima onde o ex-presidente foi internado, que seu pai precisa de uma cirurgia.

A explicação de Keiko Fujimori

"Ele está tomando anticoagulantes devido ao seu problema cardíaco e é preciso esperar alguns dias para que esses anticoagulantes tenham efeito e então ele possa passar por uma cirurgia. Essa cirurgia envolve a colocação de uma prótese completa no lado esquerdo e depois vamos esperar pela recuperação dele", disse Keiko Fujimori à imprensa.

"É uma operação longa e arriscada devido às doenças que meu pai tem, e as terapias o enfraqueceram muito. Ele está estável", acrescentou.

Fujimori foi condenado em 2009 pelo Poder Judiciário por massacres e casos de corrupção durante seu governo (1990-2000), mas está livre desde dezembro do ano passado por um indulto concedido pelo ex-presidente Pedro Pablo Kuczynski em 2017, validado por uma ordem do Tribunal Constitucional peruano, apesar das críticas da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

No próximo dia 28 de julho, Fujimori completará 86 anos. Sua filha Keiko lidera o partido conservador Força Popular. Recentemente, seu pai anunciou que se filiava a essa agrupação política, que o considera seu líder histórico.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias