O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o candidato presidencial republicano, Donald Trump, vão se enfrentar esta noite em Atlanta, Geórgia, num histórico debate organizado pela CNN. Este encontro marca o início da campanha eleitoral, caracterizado pela falta de público e um forte esquema de segurança no centro da cidade.
O debate, que começará às 21h local (22h horário de Brasília), não é organizado pela Comissão de Debates Presidenciais. Durante o mesmo, os microfones serão desligados quando não for a vez de falar de cada candidato, então eles não poderão se comunicar com membros de suas equipes de campanha em nenhum momento.
Pronunciamentos anteriores
Donald Trump usou sua rede social, Truth Social, para destacar uma pesquisa da Rasmussen que o coloca dez pontos à frente de Biden, além de compartilhar informações da Fox News sobre as supostas falsidades nas promessas de campanha de Biden.
Por sua vez, Joe Biden lançou um vídeo nas redes sociais questionando a adequação de Trump para o cargo presidencial. No vídeo, figuras proeminentes como Mike Pence e Alyssa Farah Griffin expressam suas dúvidas sobre Trump, com declarações que o consideram incapaz de voltar a liderar o país.
O debate entre Biden e Trump é esperado como um momento crucial na corrida pela presidência dos Estados Unidos, com a atenção global centrada nas posturas e argumentos que ambos os contendores apresentarão esta noite sobre política externa, economia e também sobre o tema migratório, um assunto de especial importância para sua relação bilateral com o México.