O debate recente entre Joe Biden e Donald Trump acendeu todas as alarmas no Partido Democrata devido à aparente fraqueza mostrada pelo atual presidente dos Estados Unidos. Aos 81 anos, cada vez mais se questiona sua capacidade de assumir um novo mandato e o nome de Michelle Obama começou a ser mencionado.
O que começou como meros rumores evoluiu para se tornar uma possibilidade real, Quem poderia substituir Biden se ele decidir não se apresentar em novembro? A opção mais óbvia seria sua vice-presidente, Kamala Harris. No entanto, Harris não tem um amplo apoio entre os eleitores indecisos, apesar de ter um considerável apoio entre os eleitores hispânicos e afro-americanos.
Michelle Obama e outros nomes para substituir Biden como candidato, se necessário
Outro nome que está sendo mencionado é o do governador da Califórnia, Gavin Newsom. Embora tenha alcançado importantes vitórias em seu estado, ele ainda não tem a influência necessária em nível nacional para ser um candidato forte com tão pouco tempo antes das eleições. Newsom descartou a possibilidade de substituir Biden, chamando a ideia de "absurda".
No meio dessa incerteza surge Michelle Obama. Embora a ex-primeira-dama tenha declarado várias vezes que não tem intenção de se candidatar, seu nome continua sendo mencionado como uma possível solução para os democratas. Sua popularidade e a nostalgia que gera seu tempo na Casa Branca ao lado de seu marido a tornam uma opção atraente para muitos.
Michelle Obama tem mantido um perfil discreto nos últimos meses, evitando se envolver muito na campanha presidencial e mostrando um apoio moderado a Biden. No entanto, figuras proeminentes do Partido Republicano, como Ted Cruz, sugeriram seu nome como uma possível candidata para substituir Biden.
Os democratas estão se preparando no caso de terem que substituir Biden
A possibilidade de Michelle Obama se tornar candidata presidencial pode parecer remota, mas não é impossível. Sua popularidade transcende as fronteiras do Partido Democrata e sua imagem pública é extremamente positiva. Embora tenha negado repetidamente qualquer interesse em se candidatar, a pressão e o clamor público podem eventualmente influenciar sua decisão.
Neste cenário de nervosismo e incerteza, outros nomes também surgem como possíveis candidatos. Os governadores democratas que venceram claramente em seus estados, como Jay Robert Pritzker em Illinois, Gretchen Whitmer em Michigan, Jared Polis no Colorado e Josh Shapiro na Pensilvânia, são considerados opções viáveis.