Foco

Turistas desaparecidos em caverna de Goiás são encontrados

Os quatro amigos foram localizados pelas equipes de busca nesta segunda-feira, dia 01 de julho.

Os quatro amigos que desapareceram após entrar em uma caverna no Parque Terra Ronca, em Goiás, foram encontrados pelas equipes de busca nesta segunda-feira, dia 1 de julho. Conforme o G1, os quatro foram encontrados vivos e sem ferimentos.

Anteriormente foi divulgada a informação de que os quatro amigos desapareceram depois de se aventurarem em na caverna Terra Ronca 1 sem o acompanhamento de um guia turístico. Eles entraram no local munidos somente com as lanternas do celular, e não retornaram para encontrar uma amiga, como combinado.

O desaparecimento aconteceu no domingo, dia 30, por volta das 14h20, conforme informações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Eles entraram em contato com os familiares por volta das 22h30, avisando que estavam com frio. Segundo o órgão, é proibido explorar a caverna sem o acompanhamento de guias.

Publicidad

Saiba quem são os turistas

Além de confirmar que o grupo foi localizado, a Semad e o Corpo de Bombeiros também confirmaram a identidade dos turistas que estavam desaparecidos, mas foram localizados com vida e sem ferimentos. São eles:

  • Alípio Serra Neto, de 62 anos;
  • Victor Gabriel Alves e Silva, de 24 anos;
  • Danilo Maria Barcelos, que não teve a idade divulgada;
  • Gustavo Pereira Leite, que não teve a idade divulgada.

As buscas pelo grupo foram realizadas por quatro equipes compostas por funcionários da Semad, do ICMBio, militares do Corpo de Bombeiros, guias turísticos que conhecem a região, uma brigada comunitária e moradores do entorno do parque. Além dos envolvidos na busca por via terrestre, drones foram utilizados para auxiliar com uma varredura aérea no local.

Ainda conforme informações do Semad, o Parque Estadual de Terra Ronca foi delimitado em 1996, sendo que em 2023 foi aprovado o Plano de Manejo Espeleológico do local, documento que estabelece normas para o zoneamento e uso das cavernas do parque.

Ao todo, estima-se que existam mais de 200 cavernas em todo o parque, sendo que ele é considerado um dos conjuntos espeleológicos mais importantes da América do Sul.

Siga-nos no:Google News

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias