Um sistema de tempestades na área de Chicago que trouxe fortes chuvas e avisos de tornado causou uma pausa nas operações de voos no Aeroporto Internacional O’Hare e deixou centenas de pessoas sem energia elétrica. Os ventos atingiram mais de 129 quilômetros por hora.
O nível de alerta é 4 em uma escala de 5 e é o mais alto registrado em Chicago desde 2020.
Após as 21:00 horas, o Serviço Nacional de Meteorologia confirmou um tornado no condado de Kane, perto da área de Sugar Grove, e emitiu um alerta de tornado do norte de Illinois até o noroeste de Indiana, que estará em vigor até a 1:00 hora.
De acordo com Ligia Granados, meteorologista da Univision Chicago, até agora foram registrados ventos danosos e chuvas torrenciais. Ela destacou que o período em que a tempestade causaria mais estragos seria entre as 20:00 e as 3:00 da manhã, horário local.
Por volta das 20h45, foi emitido um aviso de tornado no condado de Kane, que inclui as localidades de Batavia, St. Charles e Geneva, com validade até as 21h15 CDT. A área de DeKalb, que inclui Sycamore e Genoa, também tinha um aviso de tornado, mas este foi cancelado por volta das 20h45 CDT.
O sistema está se movendo rapidamente. Atualmente, há um aviso de tornado nos condados de Cook, Grundy, Kendall e Will, válido até as 22:00 horas. Além disso, há um aviso de tempestade severa para Elgin, DeKalb e Crystal Lake até as 21:15 horas CDT, com rajadas de vento de até 113 quilômetros por hora (70 milhas por hora).
Por volta das 20h15, foi emitido um aviso de inundação repentina para Rockford e Cherry Valley, válido até as 23h15 CDT. Espera-se que os ventos desta noite sejam fortes o suficiente para arrancar árvores e causar danos.
Um comunicado da cidade de Chicago pediu aos residentes que reduzam o uso de água antes, durante e depois da tempestade para prevenir inundações e proteger a qualidade da água. Foi destacado que inundações e entupimentos de esgoto podem ocorrer por várias razões, incluindo o transporte do fluxo de água em tubulações locais, lençol freático, designs de drenagem insuficientes, cargas de telhado inadequadas e bombas de esgoto conectadas às linhas das casas.