Foco

Chile registra terremoto de 7,3 graus; São Paulo tem registro de tremores no mesmo horário

Relatos dão conta de abalos em vários bairros, mas de baixa intensidade, segundo Defesa Civil

Sismo
Terremoto Dreamstime

Um forte terremoto foi sentido na noite desta quinta-feira, 18 de julho, em grande parte do norte do Chile. De acordo com o Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile, o movimento telúrico ocorreu às 21h50 (22h50 Brasília), a 20 quilômetros ao sul de San Pedro de Atacama, na região de Antofagasta, e a uma profundidade de 166 quilômetros. O tremor atingiu 7,3 graus na escala Richter.

ANÚNCIO

A Defesa Civil de São Paulo informou que vários bairros da capital paulista sentiram reflexos do tremor, mas em “baixa intensidade”. Nas redes sociais, há diversos relatos de moradores assustados. O Centro de Sismologia da USP continua a monitorar a situação, mas a Defesa Civil informa não haver registro de danos ou feridos no Brasil.

Por sua vez, o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha (SHOA) esclareceu que as características do movimento não preenchem as condições para emitir um alerta de tsunami nas costas do país.

O Presidente da República, Gabriel Boric, por sua vez, publicou em sua conta do X que ocorreu "um terremoto de intensidade moderada com epicentro próximo a Antogasta. Já entrei em contato com a Delegada da região e até o momento não há relatos de feridos ou danos maiores, mas as equipes estão coletando informações. Estaremos informando via Senapred".

Posteriormente, o presidente atualizou a informação e indicou que “A Delegada (presidencial) me informou que em Antofagasta temos toda a região com conectividade”.

Além disso, o Presidente Boric informou que “tivemos alguns deslizamentos na estrada de Calama para Tocopilla e corte de energia em San Pedro de Atacama. Não há relatos de feridos ou acidentes até o momento. A Ministra da Defesa entrou em contato com os Generais responsáveis pela proteção da fronteira e todo o contingente desdobrado está bem. Imediatamente vamos estabelecer o COGRID provincial em El Loa para avaliação e tomar as medidas necessárias”.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias