Foco

Presidente Joe Biden anuncia que não vai concorrer à reeleição e apoia Kamala Harris como candidata

Ele anunciou isso no domingo à tarde através das redes sociais

Joe Biden
Joe Biden Air Force One Joe Biden desce as escadas do Air Force One na base militar de Dover, Delaware, na noite desta quarta-feira (Susan Walsh/AP)

O presidente Joe Biden desistiu da corrida eleitoral após seu fraco desempenho no debate levantar dúvidas e em uma série de postagens na rede social X, também decidiu apoiar a vice-presidente Kamala Harris como a candidata do Partido Democrata para a eleição nacional de 5 de novembro.

ANÚNCIO

Nas redes sociais, X postou uma carta: “Embora minha intenção tenha sido buscar a reeleição, acredito que o melhor para meu partido e para o país é que eu me retire e me concentre apenas em cumprir minhas obrigações como presidente pelo restante do meu mandato”.

"Vou falar com a Nação no final desta semana com mais detalhes sobre a minha decisão", acrescentou o presidente dos EUA.

Depois, também em X, minutos depois, ele ofereceu seu apoio a Kamala Harris: “Minha primeira decisão como candidato do partido em 2020 foi escolher Kamala Harris como minha vice-presidente. E tem sido a melhor decisão que tomei. Hoje quero oferecer todo o meu apoio e respaldo para que Kamala seja a candidata de nosso partido este ano. Democratas: é hora de se unir e vencer Trump. Vamos fazer isso”.

As vozes para retirar a candidatura

A atuação de Biden no debate no final de junho levantou dúvidas abertas sobre a capacidade do homem de 81 anos de montar uma campanha convincente para derrotar Trump.

O senador Joe Manchin, um democrata que se tornou independente em maio, foi o último a instar a abandonar sua candidatura à reeleição e focar nos meses restantes de seu mandato no domingo de manhã. "Com grande pesar, tomei a decisão de que é hora de passar a tocha para uma nova geração", disse o legislador da Virgínia Ocidental no programa "State of the Union" da CNN.

Quase três dúzias de democratas no Congresso pediram a Biden para abandonar a corrida. Entre os senadores estavam Peter Welch de Vermont; Jon Tester de Montana; Martin Heinrich de Novo México e Sherrod Brown de Ohio. Manchin, embora agora seja independente, ainda faz parte da bancada democrata.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias