Foco

Banco Central estipula limite de transferência via PIX em aparelhos novos

Segundo BC, usuário precisa atualizar cadastro no banco para liberar limite maior. Medida passa a valer a partir de novembro

Novas regras do Pix passam a valer a partir de hoje
Novas regras do Pix (Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

O Banco Central estabeleceu nesta segunda-feira (22) novas regras para transações via PIX em novos aparelhos celulares ou computadores.

ANÚNCIO

Segundo a publicação, aparelhos não cadastros e que nunca realizaram uma transação terão os valores limitados em R$ 200 por transação e R$ 1.000 somando as transações diárias.

Os limites irão ocorrer até o usuário confirmar com o seu banco que o dispositivo que ele está usando está liberado para transações maiores.

A regra começa a valer em 1º de novembro, só para aparelhos novos. Ou seja, quem já utiliza o método normalmente não será afetado, ao menos que troque de aparelho ou queira usar uma nova chave.

Essa medida minimiza a probabilidade de fraudadores usarem dispositivos diferentes daqueles utilizados pelo cliente para gerenciar chaves e iniciar transações Pix”, disse o BC em nota.

A nova regra visa minimizar as fraudes, já que o fraudador não conseguirá realizar grandes transferências em novos aparelhos, mesmo com login e senha.

Novas regras para os bancos

Além dos usuários, novas regras de segurança também foram criadas para os bancos, que devem verificar riscos de fraudes a partir de transações diferentes das feitas pelos clientes; divulgar em suas plataformas informações de como evitar golpes e verificar, uma vez a cada seis meses, se os clientes possuem marcação de fraude junto ao Banco Central.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias