Foco

Kamala Harris: veja sua posição sobre imigração, aborto, LGBTQ+ e mais

A pré-candidata democrata destaca como a favorita para garantir a indicação por este lado

Agencia
La vicepresidenta Kamala Harris pronuncia un discurso en la sede de su campaña en Wilmington, Delaware, el lunes 22 de julio de 2024. (Erin Schaff/The New York Times via AP, Pool) AP (Erin Schaff/AP)

Kamala Harris é a favorita como candidata presidencial do Partido Democrata, que decidirá seu candidato na convenção nacional deste mês de agosto. Enquanto isso, a atual vice-presidente dos Estados Unidos já iniciou sua turnê nacional, destacando-se como a escolhida pelo presidente Joe Biden.

ANÚNCIO

No último domingo, Biden declinou sua candidatura presidencial, abrindo caminho para Harris, de 59 anos, que tem uma extensa trajetória como procuradora na Califórnia, senadora e vice-presidente do país.

O Telemundo Chicago destacou as posições de Kamala Harris em questões delicadas como imigração, aborto, LGBTQ+ e mais.

Kamala Harris e o tema da imigração

O meio citado lembrou que, embora Harris não seja a 'czar' em questões de fronteira e imigração, o presidente Joe Biden a designou para lidar com a migração da América Central.

Em 2021, ela instou os imigrantes ilegais a não cruzarem a fronteira para os Estados Unidos sem permissão, pois as leis seriam aplicadas. “Quero deixar claro para as pessoas desta região que estão pensando em fazer essa perigosa viagem até a fronteira entre os Estados Unidos e o México: não venham. Os Estados Unidos continuarão fazendo cumprir nossas leis e protegendo nossa fronteira”, disse Harris a Alejandro Giammattei, presidente da Guatemala.

Como filha de imigrantes da Jamaica e da Índia, ela tem defendido a reforma migratória para conceder residência permanente e também apoia os beneficiários do DACA, que protege aqueles que chegaram como crianças aos Estados Unidos de serem deportados.

Harris e aborto

Kamala Harris defende o direito das mulheres de interromper a gravidez e fez campanhas proclamando que elas devem ter esse direito legalmente. Ela foi co-patrocinadora de uma legislação que proíbe os estados de impedir o aborto e também assinou um projeto de lei que proibia abortos após as 20 semanas.

ANÚNCIO

Kamala Harris, comunidade LGBTQ+, Israel e Hamas

Kamala Harris tem se mostrado a favor dos direitos da comunidade LGBTQ+. A vice-presidente tem visitado várias vezes o famoso bar Stonewall Inn em Nova Iorque, em apoio aos membros desta comunidade.

Em relação à guerra entre Israel e o Hamas, a vice-presidente criticou duramente Benjamin Netanyahu, a quem instou a parar os ataques contra civis em Gaza.

Kamala Harris, impostos e armas

A pré-candidata democrata apoia a prevenção de mortes por uso de armas de fogo, enquanto em relação a impostos e políticas fiscais, tem tido uma tendência progressista, diz a Telemundo Chicago.

"Espera-se que ela adote políticas mais inclinadas a ajudar as classes médias e trabalhadoras", diz o veículo citado, citando a Efe.

A Telemundo lembrou que em 2020, Harris promoveu a iniciativa LIFT, que consiste em um crédito fiscal para a classe média. Ela também promoveu reformas fiscais para ajudar as classes econômicas mais desfavorecidas e se recusou a fazer cortes nos setores de alta classe.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias