Os dois primeiros relatos de morte por febre do oropouche em todo o mundo ocorreram no Brasil, no estado da Bahia, com duas mulheres na faixa dos 21 e 24 anos, que não eram gestantes e não possuíam comorbidade e ligaram o alerta do Ministério da Saúde para essa doença que já teve 7.236 casos registrados neste ano.
ANÚNCIO
A febre oropouche é causada pelo vírus OROV e transmitida por mosquitos conhecidos como maruim ou mosquito pólvora, mas também pode ser transmitido pelo mosquito Culex, mais comum nas áreas urbanas.
SINTOMAS
O grande problema para o sistema de saúde Público é que os sintomas do oropouche são0 os mesmos a dengue e da chikungunya e também tem duração média de sete dias.
Os principais sintomas são:
- Dor atrás dos olhos
- Erupções cutâneas
- Calafrios
- Fotofobia
- Náuseas
- Vômitos
- Febre súbita
- Dor de cabeça intensa
- Dor nas costas e na lombar
- Dor articular
- Tosse
- Tontura
Em casos graves, a doença pode evoluir para manchas vermelhas e roxas pelo corpo, sangramento nasal, gengival e vaginal, sonolência e vômito com hipotensão, sangramento grave e queda abrupta de hemoglobina e plaquetas que podem levar o paciente à morte.
Como é feito o tratamento?
Assim como ocorre com a chikungunya, não existe um tratamento específico para a doença e os médicos apenas procuram aliviar os sintomas enquanto o sistema imunológico do paciente combate a infecção.