Neste final de semana a Sabesp realizará uma manutenção preventiva no Sistema Guarapiranga que deve afetar cerca de 3 milhões de pessoas. Conforme publicado pelo G1, diversos bairros da capital e cidades da região metropolitana serão afetados pela manutenção e devem ficar sem água.
ANÚNCIO
Segundo informações da própria Sabesp, será necessário fazer uma parada programada no funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) ABV (Alto da Boa Vista). A parada deve começar às 14 horas do domingo (4) e terminar às 5h de segunda-feira (5).
Com isso, as seguintes regiões serão afetadas:
- Zonas Sul e Oeste de São Paulo
- Cotia
- Taboão da Serra
- Itapecerica da Serra
- Embu das Artes
Tentativa de diminuir impactos
Tentando diminuir os impactos causados, a Sabesp pretende acionar a flexibilização do Sistema Integrado da Região Metropolitana de São Paulo, que permite a distribuição de água de outros sistemas para as localidades que normalmente são abastecidas pelo Guarapiranga.
Vale lembrar que nas regiões afetadas os serviços essenciais, como hospitais, terão o abastecimento de água mantido por meio de redirecionamentos para não haver intermitência. A companhia também revela que deixará caminhões-tanque disponíveis para atender situações de emergência nas regiões afetadas.
Por conta da situação, a Sabesp orienta o uso consciente da água armazenada nas caixas-d’água dos imóveis à população de toda Grande São Paulo. Vale lembrar que apesar de parte do abastecimento ser reestabelecido já na madrugada da segunda-feira, o reestabelecimento completo está previsto somente para a terça-feira, dia 06 de agosto.