Com a abertura do período de inscrições para a Fuvest 2025, foi oficializada e divulgada a lista de leituras obrigatórias para os candidatos que desejam concorrer a uma das 8147 vagas disponibilizadas por meio do vestibular da USP. Conforme reportagem da CNN Brasil, neste ano são nove leituras obrigatórias envolvendo clássicos da literatura brasileira e portuguesa.
ANÚNCIO
Entre os autores e obras obrigatórios estão livros de Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meireles. Indo além, é esperado que o candidato tenha " conhecimento das obras representativas dos diferentes períodos da literatura brasileira e portuguesa”.
Para a organização, conhecer tal repertório é ter a capacidade de analisar e interpretar os textos, de forma a reconhecer os diferentes gêneros literários e os elementos que os compõe. Outro fator de relevância é a capacidade de relacionar o texto com o conjunto da obra e com outras produções literárias e manifestações envolvidas no contexto histórico e cultural do período em que foram publicadas.
Confira os títulos de leitura obrigatória:
- “Marília de Dirceu” – Tomás Antônio Gonzaga;
- “Quincas Borba” – Machado de Assis;
- “Os Ratos” – Dyonelio Machado;
- “Alguma Poesia” – Carlos Drummond de Andrade;
- “A Ilustre Casa de Ramires” – Eça de Queirós;
- “Nós matamos o cão tinhoso!” – Luís Bernardo Honwana;
- “Água funda” – Ruth Guimarães;
- “Romanceiro da Inconfidência” – Cecília Meireles;
- “Dois irmãos” – Milton Hatoum.
Inscrições abertas
A Fuvest oficializou a abertura do período de inscrições na última segunda-feira, dia 19 de agosto. Os candidatos que desejam buscar o ingresso na USP por meio do Vestibular 2025 devem se inscrever até o dia 08 de outubro, quando se encerra o período de inscrições e de pagamento da taxa de R$211.
Para auxiliar e orientar os candidatos em sua jornada, a Fuvest também disponibilizou dois guias de orientação para o vestibular e para a escolha de carreiras. Informações complementares podem ser verificadas por meio da página oficial da Fuvest 2025.