Foco

Terremoto em Portugal: Sismo de 5,3 foi sentido durante a madrugada

O Centro Sismológico Euro-Mediterrânico afirma que o terremoto foi sentido na Espanha, Gibraltar e Marrocos

Terremoto de magnitude 5,3 na escala de Richter foi registado em Portugal
Terremoto de magnitude 5,3 na escala de Richter foi registado em Portugal (Vini Martins)

Um terremoto de magnitude 5,3, na escala de Richter, foi sentido em Portugal, às 5h11 (horário local), 1h11 (horário de Brasília). Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o  epicentro foi em Sines, região localizada a 63 quilômetros de Sesimbra, 83 quilômetros de Setúbal e 160 quilômetros da capital Lisboa. O sismo foi sentido em outras regiões do país, como Leiria e Coimbra, que ficam na zona centro.

ANÚNCIO

Até o momento,  a Proteção Civil destaca que não há registros de vítimas e danos materiais, mas o tremor classificado como moderado gerou um aumento das ligações ao serviço durante a madrugada desta segunda-feira (26), principalmente de pessoas que vivem entre o Alentejo e Coimbra. A entidade segue acompanhando a situação em todo país e afirma que, até agora, foram registradas mais de três réplicas.

Já o serviço geológico dos Estados Unidos afirma que o sismo aconteceu a uma profundidade de 10,7 quilômetros, a uma profundidade de 5 quilômetros e o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico estimou o sismo como sendo de magnitude 5,1 na escala de Richter, com o epicentro a uma profundidade de cinco quilômetros.

O abalo também foi registrado pelos celulares. Os aparelhos Android, por exemplo, emitiram dados para os telefones equipados com o sistema operativo, que têm a precisão da localização do Google. Além de Portugal, o tremor foi sentido na Espanha, Gibraltar e Marrocos.

Não há registro de vítimas ou danos em Portugal, mas a população comentou muito nas redes sociais

Segundo a Proteção Civil de Portugal não há registro de vítimas e danos materiais. O tremor de 5,3 na escala de Richter foi registrado como moderado, com tudo o número de ligações aumentou durante a madrugada desta segunda-feira (26), na zona que vai do Alentejo até Coimbra.

Pelo X, muitas pessoas comentaram sobre o terremoto: “Estava dormindo e senti a cama a tremer, o que me fez acordar”, escreveu um anônimo. Outro afirmou que ele e os vizinhos acordaram com “tremores suaves” no Marrocos, devido ao sismo e que “pessoas ficaram com medo”. Outra pessoa contou que a sensação foi de que um “caminhão” tinha passado ao lado da sua casa.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias