Foco

Polícia Civil prende outro homem suspeito de provocar incêndios no interior de SP

O 5º suspeito detido teria provocado o fogo ao jogar uma bituca de cigarro em uma área de mata nos arredores de São José do Rio Preto (SP).

Governo diz que focos foram extintos
Cinco homens são presos suspeitos por incêndios criminosos em SP (Reprodução/Redes sociais)

Foi confirmada na manhã desta terça-feira, dia 27 de agosto, a prisão de mais um suspeito de provocar os incêndios registrados no interior de São Paulo entre a sexta-feira (23) e o domingo (25). De acordo com informações publicadas pelo portal Metrópoles, o homem, detido em São José do Rio Preto, interior de SP, teria iniciado o fogo com uma bituca de cigarro.

ANÚNCIO

A prisão aconteceu na última segunda-feira (26), após a identificação do homem acusado de atear fogo em um terreno localizado no bairro Higienópolis, em São José do Rio Preto. O homem, de 44 anos, foi flagrado por uma câmera de segurança que registrou o momento em que ele joga uma bituca de cigarro no local.

Apesar de confessar ter atirado a bituca, o homem afirmou à Polícia Civil que não tinha a intenção de provocar o fogo no local. No momento da ação ele estava em uma motocicleta que utilizada para trabalhar e alegou estar apenas “passando pela área quando jogou a bituca no local”.

Imagens de câmeras registraram a ação

Imagens obtidas por meio de uma câmera de segurança mostraram o homem ateando fogo no terreno localizado nas proximidades do Parque Ecológico. É possível acompanhar a chegada do motociclista, o ato de atirar a bituca de cigarro no local e sua fuga. Pouco tempo depois, as chamas no local começam a surgir.

Diante da situação, a motocicleta utilizada pelo homem foi apreendida pela polícia, e ele deve responder em liberdade enquanto aguarda o andamento das investigações. Conforme informações do Metrópoles, o suspeito possui passagens pelos crimes de furto, lesão corporal e uma contravenção penal.

Ao todo, já foram efetuadas ao menos 5 prisões de suspeitos de envolvimento em uma suposta ação coordenada para a realização dos incêndios. Os suspeitos são um homem de 26 anos preso em Guaraci; um idoso de 76 anos preso em São José do Rio Preto por atear fogo em lixo; um homem de 42 anos que ateou fogo na área de vegetação em Batatais; um homem de 27 anos também preso em Batatais; o motociclista de 44 anos preso em São José do Rio Preto.

Conforme informação da Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) ao Metro World News Brasil, além das prisões efetuadas, a Polícia Militar Ambiental aplicou mais de R$15 mil em multas a dois homens, em Porto Ferreira.

ANÚNCIO

Segundo a legislação brasileira, provocar incêndio em floresta ou em outras formas de vegetação é considerado um crime ambiental, levando a pena de reclusão de dois a quatro anos e/ou aplicação de multa.

Caso presencie ações deste tipo, denúncias podem ser realizadas pelos seguintes canais de atendimento:

  • Aplicativo Denúncia Ambiente, disponível para aparelhos Android  e  iOS.
  • Denúncias por meio de telefone para a unidade do Policiamento Ambiental mais próxima.
  • Polícia Civil (190)
  • Corpo de Bombeiros (193)
  • Defesa Civil (199)

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias