Na tarde da última terça-feira, dia 27 de agosto, novos focos de incêndio foram registrados em cidades do interior de São Paulo. Diante dos novos casos, a Defesa Civil alertou para uma alta probabilidade de incêndios florestais nas regiões de Barretos, Franca, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Araçatuba. Conforme publicado pelo Metrópoles, o aviso é sobre a possibilidade de novos incêndios, e não um alerta emergencial sobre a ocorrência de focos.
De acordo com a reportagem, que ouviu o Diretor de Comunicação da Defesa Civil, Capitão Farina, as regiões citadas possuem uma “maior propensão a ter risco de incêndio”.
Por meio de seu perfil no X, antigo Twitter, a Defesa Civil também orientou os internautas sobre como agir nessas regiões e sobre cuidados a serem tomados. “Redobrem a atenção em áreas de vegetação seca. Não coloque fogo no mato, isso é crime ambiental”.
O fogo atingiu áreas de plantação e pasto
Conforme a publicação, uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), apontou que mais de 80% dos focos de incêndio registrados entre a última sexta-feira e domingo (23 a 25) aconteceu em áreas de uso agropecuário.
Desta porcentagem, 81,29% representam áreas de plantio de cana-de-açúcar e pasto. Por sua vez, em 23 de agosto o estado de São Paulo registrou mais focos de calor do que a Amazônia inteira.
A somatória dos focos de calor registrados nos municípios de Pitangueiras, Altinópolis, Sertãozinho, Olímpia e Cajuru totalizou 12,31% dos focos registrados ao longo dos dias em que a pesquisa em questão foi realizada.
Caso presencie ações deste tipo, denúncias podem ser realizadas pelos seguintes canais de atendimento:
- Aplicativo Denúncia Ambiente, disponível para aparelhos Android e iOS.
- Denúncias por meio de telefone para a unidade do Policiamento Ambiental mais próxima.
- Polícia Civil (190)
- Corpo de Bombeiros (193)
- Defesa Civil (199)