Foco

Saiba quem é ‘Norteño’, chefão do PCC no Paraguai que foi preso no Paraná com documentos falsos

Líder da facção na fronteira com Brasil, ele tem mandados de prisão por homicídio entre outros crimes

Homem apresentou documentos falsos, mas policiais confirmaram identidade
Nelson Gustavo Amarilla, o 'Norteño', apontado como líder do PCC no Paraguai, foi preso no Paraná durante abordagem policial; ele tentou fugir, mas acabou detido (Divulgação/PMPR)

Nelson Gustavo Amarilla, o “Norteño”, apontado como líder do Primeiro Comando da Capital (PCC) no Paraguai, foi preso pelo Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (BPFron) em Cascavel, no Paraná. Segundo a corporação, o homem tentou fugir em uma Land Rover, mas acabou sendo abordado. Ele apresentou documentos falsos, com nacionalidade paraguaia, mas, após uma verificação, os agentes descobriram a verdadeira identidade.

ANÚNCIO

A prisão ocorreu na noite de domingo (22). Conforme a polícia, no Paraguai, “Norteño” tinha mandados de prisão em aberto por crimes como homicídio, sequestro, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. No Brasil, ele responde por associação criminosa, trafico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

Ainda segundo a investigação, o líder do PCC no Paraguai também é acusado de comandar atividades ilícitas na região de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, além de ser o principal suspeito do assassinato do empresário Paulinho Dionizio Ribeiro, em 2018, na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero.

“As forças de seguranças estão combativas nas fronteiras. A prisão ajudará em outras investigações em andamento e para a segurança pública de toda região fronteiriça”, disse o Major Prado, subcomandante do BPFron, em entrevista ao jornal “O Globo”.

O líder da facção, que também estava na lista de procurados da Polícia Internacional (Interpol), foi encaminhado para a sede da Polícia Federal (PF) em Cascavel, onde permanece à disposição da Justiça. A defesa dele não foi encontrada para comentar o assunto até a publicação desta reportagem.

Ele era procurado por vários crimes, inclusive pela Interpol
Nelson Gustavo Amarilla, o “Norteño”, apontado como líder do PCC no Paraguai, foi preso no Paraná após apresentar documento falso (Reprodução)

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias