Foco

Poluição em SP: qualidade do ar piora e se aproxima de “muito ruim”, segundo Cetesb

Índice de Qualidade do AR na Capital chegou a 104; em 121 já é considerado “muito ruim”

Fumaça de escapamento de caminhão
(Agência Brasil/Arquivo)

A qualidade de ar na cidade de São Paulo, que ontem avançou de moderada para “ruim”, de acordo com a classificação da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), hoje está muito próximo de chegar à classificação de “muito ruim”.

ANÚNCIO

O Índice de Qualidade do AR (IQA) é uma escala de vai de 0 a 500 usada para medir a qualidade do ar, baseando nas quantidade de poluentes atmosféricos como como dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio, ozônio, monóxido de carbono e partículas finas. De 0a 40 é considerada “Boa”, de 41 a 80, “Moderada”, de 81 a 120, “Ruim”, de 121 a 200, “Muito Ruim” e acima disso é considerada “Péssima”. A cidade de São Paulo marcou 104 nesta quarta-feira.

A forte onda de calor que atinge o sudeste e provoca a queda da umidade relativa do ar, que hoje chegou a 21% (Organização Mundial de Saúde recomenda 60%), impede a dispersão dos poluentes na atmosfera, aumentando os níveis de poluição em toda a região metropolitana.

FRENTE FRIA

De acordo com os meteorologistas, na noite desta quarta-feira uma frente fria chega pelo litoral paulista trazendo chuva e derrubando a temperatura para esta sexta-feira e sábado.

A quantidade de chuva, porém, não será suficiente para encher novamente os mananciais que abastecem a capital, mas vai refrescar o tempo e melhorar a qualidade do ar na cidades da Grande São Paulo.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias