O furacão Milton, uma das tempestades mais violentas do séculos de acordo com meteorologistas, deverá atingir a Flórida ainda na noite desta quarta-feira (9), duas semanas após o estrago causado pelo furacão Helene nos Estados Unidos.
ANÚNCIO
De acordo com o Centro Nacional de Furacões (NCH), Milton deverá atingir a costa oeste da Flórida na noite desta quarta-feira (9). O fenômeno classificado como “furacão extremamente perigoso” pelos especialistas,
Nesta terça-feira (8), as autoridades emitiram avisos para que todos os moradores da região evacuem suas casas o mais rápido possível: “Se vocês não saírem, vão morrer”.
Antes da chegada do furacão, tornados já tem surgido na região, ameaçando deixar estragos pelo caminho. Uma transmissão online mostra avanço do furacão Milton pela costa da Flórida, nos Estados Unidos, confira:
Avanço do fenômeno
De acordo com os meteorologistas, o deslocamento da água para o interior a partir da costa é responsável pelas chuvas torrenciais, ventos fortes e marés tempestuosas.
O furacão Milton poderá ser um dos piores dos últimos 100 anos, contando com ventos fortes que passam dos 200 km/h e devem gerar inundações nunca vistas nas cidades.
Com grande capacidade destrutiva, é esperado que o fenômeno se enfraqueça ligeiramente para uma tempestade de categoria 3 ao atingir a costa na região da Baía de Tampa. Ainda assim, por se tratar de uma escala 4, poderá causar muitos estragos.
ANÚNCIO
O presidente Joe Biden declarou estado de emergência na Flórida e 7 mil funcionários federais já foram acionados para ajudar no que é considerado uma das maiores mobilizações na história do estado.
O presidente solicitou uma evacuação nas zonas de risco. “É uma questão de vida ou morte, e isso não é exagero”, disse o presidente, na Casa Branca. “Evacuem agora, agora, agora”, disse.