Nas últimas horas, foram registados vários tornados na costa oeste da Florida associados aos efeitos do furacão Milton, que deverá chegar perto da meia-noite desta quarta-feira na zona da Baía de Tampa. O Serviço Meteorológico Nacional (NWS) de Miami compartilhou em suas redes sociais diversas imagens desses fenômenos atmosféricos, comuns neste estado durante o verão.
ANÚNCIO
O Serviço Meteorológico Nacional confirmou que as actuais condições meteorológicas na zona são favoráveis à rápida formação de tornados.
Onde esses tornados foram vistos na Flórida?
Um dos tornados foi capturado cruzando a rodovia I-75, perto da reserva Big Cypress Seminole. Outro foi fotografado a oeste de Clewiston, no condado de Hendry, ambos no sul da Flórida.
Tornados também foram relatados nas redes sociais no condado de Osceola, ao sul de Orlando.
De acordo com o boletim das 14h, o furacão Milton está localizado na latitude 26,3 Norte, 84,0 Oeste, movendo-se Norte-Nordeste a 26 km/h com pressão de 944 mb. Seus ventos são de 130 milhas por hora.
Os meteorologistas esperam que o sistema mantenha a força do furacão ao cruzar o centro da Flórida na quinta-feira em direção ao leste, em direção ao Oceano Atlântico.
Milhares de pessoas estão fugindo da costa
À medida que o furacão Milton avança ao longo da costa do Golfo do México em direção a Tampa e São Petersburgo, milhares de pessoas fogem da área em busca de um lugar mais seguro, deixando para trás os destroços e a destruição deixados pelo furacão Helene há menos de duas semanas.
ANÚNCIO
Embora a classificação de Milton tenha oscilado várias vezes entre as categorias 4 e 5, espera-se que a tempestade seja “um furacão extremamente perigoso” quando atingir a costa na quarta-feira. A magnitude dos danos dependerá da tempestade e o número de mortes poderá depender de quantas pessoas atenderem aos avisos de evacuação.
Segundo alguns especialistas, Milton pode ser o furacão mais forte a atingir Tampa desde 1921.