No começo do segundo turno as pesquisas eleitorais têm mostrado ampla vantagem do atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) na corrida à Prefeitura de São Paulo. No levantamento apresentado pelo Instituto Real Time Big Data, Nunes tem 14 pontos à frente do seu concorrente, o deputado Guilherme Boulos (Psol).
De acordo com os dados da Pesquisa, Nunes tem 53% das intenções de voto e Boulos, 39%, a cerca de duas semanas do segundo turno. Na última pesquisa do Instituto, Nunes também seguia à frente, com 48% a 36%.
A pesquisa, entretanto, foi feita entre dos dias 11 e 12 de outubro e não contempla o grave problema do apagão elétrico que a cidade de São Paulo vem enfrentando desde a noite de sexta-feira, que pode ter um preço político alto para o atual prefeito.
Situação atual da pesquisa
- Ricardo Nunes (MDB): 53%
- Guilherme Boulos (PSOL): 39%
- Nulo/Branco: 3%
- Não souberam/Não responderam: 5%
Segundo a pesquisa, o principal motivo da disparada do atual prefeito nos números se deve à migração dos votos de Marçal para Nunes, já que 69% dos entrevistados que votaram no ex-coach declararam voto em Ricardo Nunes, contra apenas 6% dos que disseram votar no candidato do Psol.
O Instituto Real Time Big Data ouviu 1,5 mil pessoas para essa pesquisa entre os dias 11 e 12 de outubro e tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Está registrada no TSE sob número SP-00357/2024.