Uma jovem de 28 anos passou por apuros ao solicitar uma corrida em um carro de aplicativo para o trajeto entre Bragança Paulista, no interior de São Paulo, e São Matheus, na Zona Leste da Capital. A viagem foi realizada com uma amiga, que desembarcou no meio do caminho. Depois que ficou sozinha, ela disse que o condutor a ficou assediando e mudou o trajeto para um local deserto. Quando o homem tocou em sua perna, ela se desesperou e pulou do veículo em movimento.
O caso aconteceu na última segunda-feira (14) e envolve um motorista da empresa 99 Táxi. A jovem disse que começou a estranhar a postura do condutor, principalmente depois que sua amiga desembarcou, pois ele ficou insistindo que ela mudasse para o banco da frente. Desconfiada, ela chegou a gravar alguns áudios que registraram as investidas do homem.
“Você gosta de homem mais maduro ou mais jovem? Você tem que se valorizar. É um pedaço de mau caminho”, registrou a passageira em uma das gravações, que foi revelada pelo jornal “SP2″, da TV Globo.
Quando eles estavam na região de Cidade Tiradentes, a jovem percebeu que o condutor desviou o caminho para um local deserto. Na sequência, ele se virou para trás e tocou na perna dela, quando ela abriu a porta e pulou do carro em movimento.
“Eu sabia que ele ia fazer alguma coisa. Sentia que ele ia fazer alguma coisa e já tava bem desesperada. Em algum momento ele olha pra trás e coloca a mão na minha perna. Quando ele fez isso eu já abri o carro e pulei”, contou a vítima.
Ela caiu em um barranco e ficou com lesões em vários locais do corpo, mas conseguiu pedir ajuda em um condomínio e foi socorrida.
Procurada, a 99 Táxi lamentou profundamente o ocorrido e disse que, assim que soube do caso, bloqueou o motorista da plataforma. A empresa informou que uma equipe especializada entrou em contato com a passageira oferecendo acolhimento, auxílio com despesas médicas e apoio psicológico.
Já a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que o caso foi registrado como importunação sexual e segue em investigação.
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Sequestro e assalto
Uma psicóloga de 57 anos denunciou que, entre a noite de segunda-feira e a madrugada de terça-feira (15), foi sequestrada e assaltada pelo motorista a serviço da Uber.
Ela chegou a Turquia e desembarcou no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e solicitou a viagem até a Zona de Oeste da Capital. Por segurança, ela checou a identificação do motorista e o modelo e a placa do automóvel, um Hyundai HB20 branco, com os dados que apareceram no aplicativo da Uber. Outra indicação de que tudo estava certo veio quando o homem a chamou pelo nome.
Ela contou ao jornal “Folha de S.Paulo” que apavorou-se quando o percurso pré-determinado pelo aplicativo passou a ser ignorado pelo motorista. Na Marginal Pinheiros, ele anunciou o assalto. De acordo com a vítima, ele mostrou um punhal na coxa. O motorista disse diversas vezes que, se ela colaborasse, não aconteceria nada.
Foi então que ele anunciou o golpe. Exigiu que a psicóloga fizesse um empréstimo através do aplicativo da 99, concorrente da Uber. Segundo o condutor, pela plataforma era possível obter dinheiro. Sem saber do que se tratava, a mulher seguiu as orientações até acessar no app uma oferta de linha de crédito de R$ 8 mil.
Por cerca de duas horas o homem percorreu toda a extensão das marginais Tietê e Pinheiros. Depois, fez uma volta pela ponte Cidade Jardim até percorrer alguns metros e deixá-la na avenida Alcides Sangirardi, nas proximidades da ponte Engenheiro Ary Torres.
O motorista levou o celular dela desbloqueado, cartões com senha e a mala com objetos comprados durante a viagem. A bagagem estava no porta-malas do carro. O homem ainda roubou cerca de R$ 200 em notas de real, dólar e euro.
Ajudada por pessoas num posto de combustíveis, a vítima conseguiu bloquear seus cartões bancários. Em casa, pelo computador, entrou em contato com suporte da Uber.
Em nota, a Uber disse que a conta do motorista parceiro foi suspensa da plataforma enquanto são feitas as apurações do caso. “A empresa se coloca à disposição das autoridades para colaborar fornecendo os dados necessários, nos termos da lei.”
“Segurança é prioridade para a Uber e o aplicativo está sempre buscando, por meio da tecnologia, fazer da sua plataforma a mais segura possível, de uma forma escalável”, destacou a plataforma.
Já a 99Pay, um dos braços da 99, lamentou o ocorrido. Segundo a empresa, o 99Empresta, serviço de empréstimo pessoal e crédito facilitado, permite aos usuários a possibilidade de obter microcrédito de forma segura, ágil e sem burocracia.
“O serviço está disponível apenas para perfis pré-selecionados e utiliza recursos de segurança robustos para garantir a segurança dos usuários. Para solicitar o empréstimo, o cliente passa por uma análise criteriosa de perfil e o limite de valor do empréstimo é individualizado.”