As concessionárias de energia elétrica que operam no estado de São Paulo foram notificadas pela Defesa Civil sobre o risco meteorológico de eventos climáticos extremos ao longo deste final de semana. Conforme aviso publicado pela Agência SP, foram emitidos alertas de tempestades que podem ocorrer todo o estado entre os dias 18 e 20 de outubro. Além de alertar as concessionárias de energia, o órgão também convocou uma reunião extraordinária para discutir medidas de precaução como forma de evitar a repetição do cenário caótico que foi registrado na cidade após o temporal do dia 11 de outubro.
Leia também:
- Novo apagão em SP? Defesa Civil alerta para chuva e ventos intensos entre sexta e domingo
- Bairros da periferia lideram fila de pedidos de poda de árvore na cidade de São Paulo
- Apagão em SP: milhares de casas continuam sem luz nesta quarta-feira
Por meio de um ofício, o secretário chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira, solicitou a apresentação de um plano de ação e contingência. A intenção é mitigar possíveis danos ao sistema de fornecimento de energia causados pelos eventos climáticos.
No documento, a Defesa Civil também pede o estabelecimento de um canal direto de comunicação entre a concessionária e o Gabinete de Crise da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.
A reunião entre as concessionárias de energia atuantes no estado e os órgãos governamentais está prevista para acontecer às 10 horas de hoje (17) no Palácio dos Bandeirantes.
Alerta para todo o estado
Conforme a publicação, a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para pancadas de chuva e rajadas de vento entre a sexta-feira (18) e o domingo (20). A previsão é de que uma nova frente fria passe pelo estado, trazendo pancadas de chuva significativas acompanhadas por raios e rajadas de vento que podem ultrapassar os 60km/h. A previsão também é de queda de granizo em pontos isolados do estado.
De acordo com o alerta emitido, é esperado que o volume acumulado de chuvas ao longo do final de semana chegue aos 200 milímetros em diversas regiões do estado de São Paulo.