Passageiros que transitaram pela estação República do metrô de São Paulo relataram um forte cheiro de queimado e fumaça intensa no local. Conforme publicado pelo perfil “São Paulo Sobre Trilhos” no X, antigo Twitter, a fumaça tomou conta da estação na manhã desta sexta-feira, 18 de outubro, afetando passageiros que utilizam tanto a Linha 4- Amarela, quando a Linha 3- Vermelha.
A fumaça foi percebida com maior intensidade na área de transferência da entre a linha vermelha e amarela. Em nota emitida à TV Globo, a ViaQuatro, concessionária responsável pela Linha 4- Amarela, afirmou que a fumaça foi causada por um homem que teria riscado um fósforo para gerar o fogo em uma lixeira da estação. A empresa ainda afirma que equipes reverteram o esquema de ventilação do local para eliminar a fumaça.
Metrô de São Paulo afirma que o problema foi na área externa
Em resposta à publicação realizada pelo perfil São Paulo Sobre Trilhos, a página oficial do Metrô de São Paulo no X, antigo Twitter, apresentou outra versão sobre o ocorrido. Segundo a resposta, a fumaça teve origem na área externa da estação, em um ponto da Praça da República.
A fumaça e o cheiro de queimado teriam atingido a área de transferência entre as linhas do Metrô devido ao esquema de ventilação, que, segundo perfil, foi alterado para exaustão com a finalidade de expelir a fumaça de volta para a área externa. Confira a publicação: