Foco

Ex-padre, de 76 anos, é preso sob suspeita de abusar sexualmente de crianças e adolescentes

Bernardino Batista dos Santos, foi preso em sua casa, na cidade de Juatuba, região metropolitana de Belo Horizonte (MG).

Bernadino era pároco da Igreja de Santa Luzia
Bernadino era pároco da Igreja de Santa Luzia (Reprodução)

O ex-padre Bernardino Batista dos Santos, de 76 anos, foi preso em sua casa, na cidade de Juatuba, região metropolitana de Belo Horizonte (MG). De acordo com reportagem publicada pelo G1, o ex-padre foi denunciado por uma série de abusos sexuais contra crianças e adolescentes.

ANÚNCIO

Leia também: Saiba quem era o policial morto por atirador no RS

Após a prisão, a denúncia de Bernardino se manifestou e alegou que a prisão preventiva do ex-padre é abusiva, “pois não tem amparo processual e constitucional”. Vale lembrar que o acusado nega as acusações feitas contra ele.

Entenda o caso

O ex-padre foi denunciado após uma suposta série de abusos sexuais cometidos contra crianças de 3 a 11 anos de idade, entre os anos de 1999 e 2001. No entanto, o inquérito policial foi aberto somente no ano de 2021, após a mãe de uma menina denunciar um caso ocorrido em 2016 durante uma excursão para um sítio localizado em Tiros.

A menina que relatou o caso afirmou ter sido abusada pelo ex-padre, e seu desespero após o crime teria sido acompanhado de perto por testemunhas enquanto Bernardino sempre negou o crime e buscou tirar a credibilidade da criança.

Os relatos dos anos de 1999 a 2001 fazem referência ao período em que o padre era diretor da Escola Infantil e padre da Paróquia Nossa Senhora Medianeira e Santa Luzia, na região leste de Belo Horizonte (MG).

Afastamento definitivo do ofício sacerdotal

Foi no ano de 2021 que a Arquidiocese de Belo Horizonte abriu uma investigação sobre os casos denunciados pelas vítimas do então padre. Na ocasião, o processo foi encaminhado à Roma e analisado pelo Vaticano, que determinou o “afastamento definitivo do ofício sacerdotal”.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias