Neste domingo (27) de eleição em SP, um grupo de cerca de 10 pessoas foi flagrado cometendo crime de boca de urna na porta do colégio Dom Duarte Leopoldo e Silva, local de votação do atual prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB). O movimento foi registrado pela repórter Juliana Cruz, do Terra, com pessoas portando bandeiras e gritando slogans de apoio ao candidato.
ANÚNCIO
A situação, podendo ser classificada como crime de boca de urna, foi reportada à Justiça Eleitoral, que enviou uma juíza ao local, levando o grupo a se dispersar.
Emerson Carlos Ferreira, coordenador da Justiça Eleitoral, confirmou o crime e explicou que a Polícia Militar poderia ter atuado no momento, mas geralmente espera por uma denúncia do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
Em nota, o TRE-SP destacou que a legislação permite manifestações individuais e silenciosas, mas não aglomerações ou ações ruidosas que caracterizem boca de urna. O crime pode resultar em detenção de 6 meses a 1 ano e multas significativas.
“Também pode ser caracterizada como boca de urna a manifestação ruidosa ou coletiva, a abordagem, aliciamento e utilização de métodos de persuasão ou convencimento do eleitorado, bem como a distribuição de camiseta”, desse o órgão.
A equipe de Ricardo Nunes negou vínculo com o grupo e, em coletiva, o prefeito reconheceu que infrações desse tipo são comuns em eleições, mas enfatizou a necessidade de respeitar a legislação.
“Está correto [se foi crime], a gente precisa [respeitar] a legislação, mas isso é comum de toda eleição”, disse.
ANÚNCIO
Leia mais:
- Eleições SP: Boulos vota ao lado de Marta diz que sentimento é de virada: “Vai ser acirrada”
- Saiba como fica o tempo neste domingo de eleições em São Paulo
Nunes comparece a posto de votação nesta manhã (27)
O atual prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), votou na manhã deste domingo (27) na Escola Estadual Dom Duarte Leopoldo e Silva, na no bairro do Socorro, Zona Sul de São Paulo. À imprensa, afirmou que se sente otimista em relação ao resultado das urnas.
“A expectativa é boa, muito otimista, mas lógico que tem que esperar o resultado, esperar que as urnas consagrarem o novo prefeito, nosso projeto, nosso trabalho. Muito, muito otimista”, disse ele.
Confira o discurso do candidato em relação ao apoio do governador Tarcísio: