O pagamento por PIX poderá ser realizado por aproximação a partir da próxima semana, conforme anunciado pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, durante o Lide Forum Conference em Londres.
Como funcionará
O PIX será integrado às carteiras digitais no celular, permitindo que os usuários cadastrem suas contas bancárias para pagamentos por aproximação, em vez de utilizarem cartões. Isso eliminará a necessidade de acessar o aplicativo do banco, tornando o processo de pagamento mais ágil.
Para utilizar essa funcionalidade, os clientes deverão cadastrar uma instituição financeira na sua carteira digital, fornecendo os dados da conta bancária. O lançamento está previsto para a próxima semana.
Roberto Campos Neto mencionou à colunista do UOL Raquel Landim que negociações estão em andamento com o Google e a Apple, indicando que, inicialmente, o serviço pode estar disponível apenas para usuários do sistema Android.
Leia mais:
- Menina haitiana de 11 anos desaparece após ir à escola na Várzea Paulista, em SP
- Homem de 39 anos é preso em flagrante suspeito de ameaçar agredir a companheira com uma marreta em Itatiba, SP
- Funcionária do Burger King é desligada após rotular cliente como “debmental” na Zona Leste de SP
PIX Agendado Recorrente
Nesta semana, foi lançada a nova modalidade PIX Agendado Recorrente, possibilitando a qualquer usuário agendar pagamentos de mesmo valor para serem realizados automaticamente na mesma data de cada mês.
A modalidade tem o intuito de facilitar a vida de quem paga aluguel diretamente a outra pessoa física, profissionais autônomos, além de outros motivos.